“O racismo estrutural deve ser discutido a partir das profundezas, não das superfícies”: entrevista com Dennis de Oliveira
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i1p199-217Palavras-chave:
Dennis de Oliveira, Movimento Negro, ECA-USP, Jornalismo, Racismo EstruturalResumo
Dennis de Oliveira é professor há mais de duas décadas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É jornalista, doutor em Ciências da Comunicação, e pesquisador das áreas de Jornalismo, Cultura, Movimentos Sociais, Relações Étnico-Raciais e Teorias Decoloniais. Em outubro de 2024, foi habilitado como Professor Titular, quando apresentou uma aula sobre o tema “Mídia, Tecnologia e Diversidade”, estruturada no formato de um enredo de escola de samba que lhe rendeu uma nota dez. É coordenador do Centro de Estudos Latino-Americanos de Cultura e Comunicação (CELACC) e autor de diversos livros. Nessa entrevista para a Comunicação & Educação, o docente conta um pouco da sua trajetória como jornalista, professor e pesquisador negro na maior universidade pública do País.
Downloads
Referências
BURR COMMUNICATIONS. Disponível em: https://www.burrcommunica tions.com/. Acesso em: 25 jan. 2025.
OLIVEIRA, Dennis de. Jornalismo e emancipação: uma prática jornalística baseada em Paulo Freire. Curitiba: Appris, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Claudia Nonato, Edilaine Heleodoro Felix

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.
























