Atividades em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i1p259-269

Palavras-chave:

educomunicação

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ruth Ribas Itacarambi, Universidade de São Paulo

    Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora do Grupo Colaborativo de Investigação em Educação Matemática. Professora de curso de pós-graduação em Educação Matemática.

Referências

CITELLI, Adilson. Educomunicação no contexto pandêmico: desafios do ensino remoto. Ilhéus: Editus, 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 49. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz & Terra, 2018.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz & Terra, 2019.

GRUPO DE PESQUISA MEDIAÇÕES EDUCOMUNICATIVAS (MECOM). Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Coordenação: Prof. Dr. Adilson Citelli. Disponível em: https://labidecom.eca.usp.br/grupo-de-pesquisa-mediacoes-educomunicativas-mecom/. Acesso em: 20 maio 2025.

LIESEN, Maurício. Comunicação e Direitos Humanos, elementos para um jornalismo responsável. Curitiba: InterSaberes, 2020.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1997.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.

MEDITSCH, Eduardo; KRONBAUER, Janaíne; BEZERRA, Juliana Freire (org.). Pedagogia do jornalismo: desafios, experiências e inovações. Florianópolis: Insular, 2020.

MOREIRA, Sonia Virgínia. Geografias da comunicação, uma disciplina. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 40., Curitiba, 4-9 set. 2017.

OLIVEIRA, Dennis de. Jornalismo e emancipação: uma prática jornalística baseada em Paulo Freire. Curitiba: Appris, 2017.

SANTOS, Milton. O retorno do território. In: OSAL: Observatório Social de América Latina, ano 6, n. 16. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 255-261.

Publicado

2025-07-07

Como Citar

Itacarambi, R. R. (2025). Atividades em sala de aula. Comunicação & Educação, 30(1), 259-269. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i1p259-269