“É João Gomes e Vittar!”: currículo e performance no queer nordestino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i2p147-162

Palavras-chave:

currículo cultural, masculinidades e sexualidades, cultura digital, análise de discurso, plataformas digitais

Resumo

O artigo, baseado nos Estudos Culturais em Educação e nas teorias pós-críticas, analisa saberes e representações de masculinidade e nordestinidade nos comentários sobre o videoclipe Vira Lata, de João Gomes e Pabllo Vittar. Utilizando análise de discurso foucaultiana e o conceito de currículo cultural, investiga como gênero e sexualidade são performados e regulados no Instagram e no YouTube. A pesquisa qualitativa categorizou comentários pela relevância e diversidade. Os resultados mostram tensões entre discursos normativos e acolhimento à diversidade, evidenciando as plataformas como territórios curriculares produtores de subjetividades.

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Biografia do Autor

  • Sandro Faccin Bortolazzo, Universidade Federal de Pelotas

    Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

  • Alcidesio Oliveira da Silva Junior , Universidade Estadual da Paraíba

    Doutor em Educação (PPGE/UFPB). Professor do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

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Publicado

2025-12-12

Como Citar

Bortolazzo, S. F., & Oliveira da Silva Junior , A. (2025). “É João Gomes e Vittar!”: currículo e performance no queer nordestino. Comunicação & Educação, 30(2), 147-162. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i2p147-162