Uma Só Globo: engajamento e conhecimento na plataformização da empresa de comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i1p165-180

Palavras-chave:

plataformas de comunicação e trabalho, Globo Comunicação e Participações S/A, Globoplay, engajamento, conhecimento empresarial

Resumo

O artigo busca refletir sobre o papel do engajamento dos trabalhadores e trabalhadoras da Globo e a produção de conhecimento voltada para encontrar soluções para a adoção de um conjunto de plataformas e para implantar a fase da datificação, inaugurada pelo programa de gestão Uma Só Globo. A partir de técnicas que compõem o estudo de caso, como a observação de campo, entrevistas, coleta no LinkedIn e levantamento de informações sobre gestão no jornal Valor Econômico, podemos verificar que as estratégias discursivas e de produção de conhecimento cumpriram papel de catalisar e dinamizar esse processo de transformação da empresa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Flávia Marques da Silva, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Doutora em ciências da comunicação e especialista em gestão de comunicação e marketing pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pesquisadora no Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho ECA-USP.

Referências

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho?: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2015.

BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.

ENGAJAMENTO. In: Oxford Language. Disponível em: https://www.oxfordlearnersdictionaries.com/definition/english/engagement. Acesso em: 7 maio 2023.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

GLOBO adere ao Pacto Global, iniciativa da ONU que estimula práticas que promovam o crescimento sustentável e a cidadania. Jornal Nacional, São Paulo, 14 jul. 2022. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/10759900/. Acesso em: 25 abr. 2023.

GLOBO [Página LinkedIn]. Disponível em: https://www.linkedin.com/company/globo/posts/. Acesso em: 18 maio 2023.

GROHMANN, Rafael. A Noção de Engajamento: sentidos e armadilhas para a pesquisa em comunicação. Revista FAMECOS, v. 25, n. 3, ID29387, 2018. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.3.29387

OBJETIVOS de Desenvolvimento Social. Nações Unidas Brasil. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 25 abr. 2023.

PINTO, Álvaro Vieira. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto. 2005. v. 1.

RAVACHE, Guilherme. Globo aposta em algoritmos e tecnologia para manter a TV aberta viva no Brasil. Valor Econômico, 30 ago. 2023. Disponível em: https://valor.globo.com/opiniao/guilherme-ravache/coluna/globo-aposta-em-algoritmos-e-tecnologia-para-manter-a-tv-aberta-viva-no-brasil.ghtml. Acesso em: 12 set. 2023.

SILVA, Ana Flávia Marques. Uma Só Globo: o papel da Globoplay na plataformização da empresa brasileira de comunicação. 2024. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) — Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024. https://doi.org/10.11606/T.27.2024.tde-02072024-120927

SRNICEK, Nick. Platform capitalism. New Jersey: John Wiley & Sons, 2017.

VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; WAAL, Martijn de. The Platform Society. Oxford: Oxford University Press, 2018.

WU, Tim. Impérios da comunicação: do telefone à internet, da AT&T ao Google. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

Publicado

2025-07-07

Como Citar

Silva, A. F. M. da . (2025). Uma Só Globo: engajamento e conhecimento na plataformização da empresa de comunicação. Comunicação & Educação, 30(1), 165-180. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i1p165-180