Educomunicação e o método da cartografia: educomunicação como metodologia de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i2p53-65Palavras-chave:
metodologia de pesquisa, educomunicação, método da cartografia, fanzine, mulheres em situação prisionalResumo
O presente artigo explora a interseção metodológica entre a educomunicação e o método da cartografia, a partir de oficinas de criação de zines realizadas com mulheres em situação prisional. A cartografia, empregada como método interventivo, priorizou vivências e relações no território de pesquisa. Conclui-se que a união metodológica entre a educomunicação e o método cartográfico tem potencial transformador, promovendo ecossistemas comunicativos e avanços no conhecimento coletivo, além de soluções para desafios contemporâneos na pesquisa acadêmica e social. Ademais, contribuiu para o reconhecimento da educomunicação enquanto metodologia de pesquisa.
Downloads
Referências
CITELLI, Adilson Odair; SOARES, Ismar de Oliveira; LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Educomunicação: referências para uma construção metodológica. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 12-25, 2019. Disponível em: https://revistas.usp.br/comueduc/article/view/165330. Acesso em: 14 jan. 2025.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/otp/livros/acao_cultural_liberdade.pdf Acesso em: 14 jan. 2025.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
INGOLD, Tim. Sobre levar os outros a sério. In: INGOLD, Tim. Antropologia: para que serve? Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. p. 7-19.
MACHADO, Sátira Pereira. Diversidade e Educomunicação: gênero e raça/etnia. In: MACHADO, Sátira; SOARES, Ismar de Oliveira; ROSANE, Rosa (org.). Educomunicação e diversidade: múltiplas abordagens. São Paulo: ABPEducom, 2016. p. 139-154. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002791764.pdf. Acesso em: 10 jan. 2025.
MACHADO, Sátira Pereira. Diversidade: uma área em expansão na Educomunicação. In: MACHADO, Sátira; SOARES, Ismar de Oliveira; ROSANE, Rosa (org.). Educomunicação e diversidade: múltiplas abordagens. São Paulo: ABPEducom, 2016. p. 7-13. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002791764.pdf. Acesso em: 10 jan. 2025.
MUNIZ, Cellina Rodrigues (org.). Fanzines: autoria, subjetividade e invenção. Fortaleza: Edições UFC, 2010.
PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. v. 1.
PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; TEDESCO, Silvia. (org.). Pistas do método da cartografia: a experiência da pesquisa e o plano comum. Porto Alegre: Sulina, 2016. v. 2.
ROSA, Rosane. Educomunicação e a experiência democrática. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 37., 2014. Anais […]. Foz do Iguaçu, PR: Intercom, 2014. p. 1-10. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2014/resumos/R9-2576-1.pdf. Acesso em: 14 jan. 2025.
ROSA, Rosane. Epistemologias do Sul: desafios teórico-metodológicos da Educomunicação. Comunicação & Educação, São Paulo v. 25, n. 2, p. 20-30, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172642. Acesso em: 9 jan. 2025.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.
SILVA, Taisa Maria Laviani da. Ofizines entre muros: uma prática educomunicativa na APAC Feminina de São João del-Rei. 2023. 170 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Artes Urbanidades e Sustentabilidade) – Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, 2023. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/pipaus/Dissertacoes%202023/Dissertacao%20Taisa.pdf. Acesso em: 17 jan. 2025.
SOARES, Donizete. Educomunicação: o que é isto?. São Paulo: GENS Instituto de Educação e Cultura, 2006. Disponível em: https://craspsicologia.wordpress.com/wp-content/uploads/2020/08/educomunicacao_o_que_e_isto.pdf. Acesso em: 14 jan. 2025.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 19, p. 12-24, 2000. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36934. Acesso em: 14 jan. 2025.
SOARES, Ismar de Oliveira. Gestão comunicativa e educação: caminhos da educomunicação. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 23, p. 16-25, 2002. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37012. Acesso em: 14 jan. 2025.
TELES, Edilane Carvalho; SILVA, Elis Rejane Santana. A Educomunicação como percurso metodológico da pesquisa e ação formativa. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, JUAZEIRO - BA, 20., 2018. Anais […] Juazeiro, BA: Intercom, 2018. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nordeste2018/resumos/R62-0869-1.pdf. Acesso em: 14 jan 2025.
VERTENTES AGÊNCIA DE NOTÍCIAS. Vida da gente: zines da APAC Feminina. Nov. 2023. Disponível em: https://jornalismo.ufsj.edu.br/van/category/vida-da-gente/. Acesso em: 17 nov. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Taisa Maria Laviani da Silva, Filomena Maria Avelina Bomfim, José Rodrigues de Alvarenga Filho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.
























