Educomunicação e o método da cartografia: educomunicação como metodologia de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i2p53-65

Palavras-chave:

metodologia de pesquisa, educomunicação, método da cartografia, fanzine, mulheres em situação prisional

Resumo

O presente artigo explora a interseção metodológica entre a educomunicação e o método da cartografia, a partir de oficinas de criação de zines realizadas com mulheres em situação prisional. A cartografia, empregada como método interventivo, priorizou vivências e relações no território de pesquisa. Conclui-se que a união metodológica entre a educomunicação e o método cartográfico tem potencial transformador, promovendo ecossistemas comunicativos e avanços no conhecimento coletivo, além de soluções para desafios contemporâneos na pesquisa acadêmica e social. Ademais, contribuiu para o reconhecimento da educomunicação enquanto metodologia de pesquisa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Taisa Maria Laviani da Silva, Universidade Federal de São João del-Rei

    Mestre Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade pela Universidade Federal de São João del-Rei e Cientista Social pela FFC – Campus de Marília/UNESP. Membro do Grupo de Estudos & Pesquisas em Educomunicação da UFSJ (GEPEducomufsj).

  • Filomena Maria Avelina Bomfim, Universidade Federal de São João del-Rei

    Prof. do curso de Comunicação Social e do Programa Interdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade, da UFSJ. Pós-Doutora em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades, pela USP. Líder do GEPEducomufsj.

  • José Rodrigues de Alvarenga Filho, Universidade Federal de São João del-Rei

    Prof. do curso de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei. Pós-Doutor em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense.

Referências

CITELLI, Adilson Odair; SOARES, Ismar de Oliveira; LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Educomunicação: referências para uma construção metodológica. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 12-25, 2019. Disponível em: https://revistas.usp.br/comueduc/article/view/165330. Acesso em: 14 jan. 2025.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/otp/livros/acao_cultural_liberdade.pdf Acesso em: 14 jan. 2025.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

INGOLD, Tim. Sobre levar os outros a sério. In: INGOLD, Tim. Antropologia: para que serve? Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. p. 7-19.

MACHADO, Sátira Pereira. Diversidade e Educomunicação: gênero e raça/etnia. In: MACHADO, Sátira; SOARES, Ismar de Oliveira; ROSANE, Rosa (org.). Educomunicação e diversidade: múltiplas abordagens. São Paulo: ABPEducom, 2016. p. 139-154. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002791764.pdf. Acesso em: 10 jan. 2025.

MACHADO, Sátira Pereira. Diversidade: uma área em expansão na Educomunicação. In: MACHADO, Sátira; SOARES, Ismar de Oliveira; ROSANE, Rosa (org.). Educomunicação e diversidade: múltiplas abordagens. São Paulo: ABPEducom, 2016. p. 7-13. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002791764.pdf. Acesso em: 10 jan. 2025.

MUNIZ, Cellina Rodrigues (org.). Fanzines: autoria, subjetividade e invenção. Fortaleza: Edições UFC, 2010.

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. v. 1.

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; TEDESCO, Silvia. (org.). Pistas do método da cartografia: a experiência da pesquisa e o plano comum. Porto Alegre: Sulina, 2016. v. 2.

ROSA, Rosane. Educomunicação e a experiência democrática. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 37., 2014. Anais […]. Foz do Iguaçu, PR: Intercom, 2014. p. 1-10. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2014/resumos/R9-2576-1.pdf. Acesso em: 14 jan. 2025.

ROSA, Rosane. Epistemologias do Sul: desafios teórico-metodológicos da Educomunicação. Comunicação & Educação, São Paulo v. 25, n. 2, p. 20-30, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172642. Acesso em: 9 jan. 2025.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.

SILVA, Taisa Maria Laviani da. Ofizines entre muros: uma prática educomunicativa na APAC Feminina de São João del-Rei. 2023. 170 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Artes Urbanidades e Sustentabilidade) – Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, 2023. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/pipaus/Dissertacoes%202023/Dissertacao%20Taisa.pdf. Acesso em: 17 jan. 2025.

SOARES, Donizete. Educomunicação: o que é isto?. São Paulo: GENS Instituto de Educação e Cultura, 2006. Disponível em: https://craspsicologia.wordpress.com/wp-content/uploads/2020/08/educomunicacao_o_que_e_isto.pdf. Acesso em: 14 jan. 2025.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 19, p. 12-24, 2000. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36934. Acesso em: 14 jan. 2025.

SOARES, Ismar de Oliveira. Gestão comunicativa e educação: caminhos da educomunicação. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 23, p. 16-25, 2002. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37012. Acesso em: 14 jan. 2025.

TELES, Edilane Carvalho; SILVA, Elis Rejane Santana. A Educomunicação como percurso metodológico da pesquisa e ação formativa. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, JUAZEIRO - BA, 20., 2018. Anais […] Juazeiro, BA: Intercom, 2018. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nordeste2018/resumos/R62-0869-1.pdf. Acesso em: 14 jan 2025.

VERTENTES AGÊNCIA DE NOTÍCIAS. Vida da gente: zines da APAC Feminina. Nov. 2023. Disponível em: https://jornalismo.ufsj.edu.br/van/category/vida-da-gente/. Acesso em: 17 nov. 2025.

Downloads

Publicado

2025-12-12

Como Citar

Silva, T. M. L. da, Bomfim, F. M. A., & Alvarenga Filho, J. R. de. (2025). Educomunicação e o método da cartografia: educomunicação como metodologia de pesquisa. Comunicação & Educação, 30(2), 53-65. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i2p53-65