Docência de filosofia e sociologia: saberes, incertezas e a necessidade de atitude crítica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i2p21-35Palavras-chave:
formação docente, filosofia, sociologia, pós-verdade, educação críticaResumo
Este ensaio examina os desafios da docência em filosofia e sociologia no Ensino Médio em um contexto marcado pela crise do saber, pós-verdade e fragmentação epistemológica. Discute o papel dessas disciplinas na formação de atitudes críticas, éticas e reflexivas diante das transformações sociopolíticas contemporâneas. Com base em autores como Biesta, Foucault, Liessmann e Adorno, argumenta que a formação docente deve superar a reprodução acrítica, assumindo um compromisso ético-político que fortaleça o juízo crítico, a responsabilidade democrática e a resistência à desinformação.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
AGOSTINHO, Santo. Confissões de magistro. São Paulo: Abril Cultura, 1972.
BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
DESCARTES, René. Discurso do método. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
DESCARTES, René. Meditações sobre Filosofia Primeira. Campinas, SP: EdUnicamp, 2004.
DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
DUNKER, Christian. Subjetividade em tempos de pós-verdade. In: DUNKER, Christian et al. (org.). Ética e pós-verdade. Porto Alegre: Dublinense, 2018.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
FOUCAULT, Michael. O que é a crítica? [S. l.]: LUG, 2018.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
GOERGEN, Pedro. Formação humana e sociedades plurais. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 21, n. 1, p. 23-40, 2014.
HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo: racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: Martins Fontes, 2012. v. 1.
HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: neoliberalismo e as novas formas de poder. Belo Horizonte: Âyiné, 2018.
HERBART, Johann Friedrich. Allgemeiner Pädagogik aus der Zweck der Erziehung Abgeleitet. In: KEHRBACH, Karl; FLÜGE, Otto; FRITZSCH, Theodor (org.). Johann Friedrich Herbart’s sämtliche Werke in chronologische Reihenfolge. Langensalza: Hermann Beyer & Söhne, 1887. v. 2. p. 1-139.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: que é “Esclarecimento”? In: KANT, Immanuel. textos seletos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 63-72.
LIESSMANN, Konrad Paul. Theorie der unbildung: die irrtumer der wissengesellschaft. München: Piper, 2011.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
MEAD, George Herbert. Mente, self e sociedade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.
PIAGET, Jean. A epistemologia genética. Petrópolis, RJ: Vozes, 1973.
PLATÃO. Dialogos V: o banquete; Mênon (ou da virtude); Timeu; Crítias. Bauru, SP: Edipro, 2010.
SAFATLE, Vlademir; JUNIOR, Nelson da Silva; DUNKER, Christian. Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: edição comemorativa. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
VIGOTSKI, Lev. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tratado lógico-filosófico e investigações filosóficas. São Paulo: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Odair Neitzel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.
























