“Adolescência”: a dimensão da educação midiática e digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i2p83-98

Palavras-chave:

educação midiática, juventude digital, análise do discurso, redes sociais, saúde mental

Resumo

Este artigo analisa a série Adolescência sob a perspectiva da educação midiática e informacional, explorando discursos socioculturais vivenciados por adolescentes hiperconectados. A obra evidencia lacunas na escuta entre gerações e na leitura de códigos digitais incompreensíveis por adultos e instituições educacionais. Por meio da metodologia da Análise do Discurso, destacam-se núcleos narrativos interdiscursivos que ilustram relações, subjetividades e vivências escolares relacionadas à cultura digital. O artigo defende a urgência de políticas públicas digitais e de práticas de letramento educacional voltadas ao acesso e participação crítica em plataformas digitais.

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Biografia do Autor

  • Ana Amélia Erthal, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    Professora, jornalista e psicanalista. Mestrado e Doutorado na UERJ. Pos-DOC ECA-USP. Pesquisadora Pos-doc da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

  • José Eduardo Ambrosio de Brito e Cunha, Faculdade Getúlio Vargas. Escola de Ciências Sociais

    Professor, jornalista e publicitário. Mestrado pela Escola de Ciências Sociais da Faculdade Getúlio Vargas.

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Publicado

2025-12-12

Como Citar

Erthal, A. A., & Cunha, J. E. A. de B. e. (2025). “Adolescência”: a dimensão da educação midiática e digital. Comunicação & Educação, 30(2), 83-98. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i2p83-98