O dilema do celular: da proibição à mediação pedagógica e o desafio das competências digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i2p99-115

Palavras-chave:

comunicação, educação, celular, mediação pedagógica, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

Objetivamos analisar o dilema do uso de celulares na Educação Básica. Por meio de formulários aplicados a educadores do Ensino Fundamental 1 e 2 da rede municipal de Niterói, examinamos como a cultura digital transforma a educação, focando no embate entre proibições legais e demanda por competências digitais da Base Nacional Comum Curricular e dos referenciais curriculares de Niterói. Concluímos que a simples proibição do celular é ineficaz e contraditória com a necessidade de formar cidadãos digitais críticos. A chave para a resolução desse dilema reside na mediação pedagógica qualificada, na formação continuada de educadores e na criação de políticas escolares colaborativas.

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Biografia do Autor

  • Fernanda Ribeiro Barros, Universidade Federal Fluminense

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (UFF), pesquisadora do grupo de pesquisas educ@mídias.com – Educação para as Mídias em Comunicação. 

  • Viviane Euclydes da Silva, Universidade Federal Fluminense

    Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (UFF), pesquisadora do grupo de pesquisas educ@mídias.com – Educação para as Mídias em Comunicação.

  • Alexandre Farbiarz, Universidade Federal Fluminense

    Doutor e Mestre em Design (PUC-Rio), Mestre em Educação e Linguagem (USP), professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (UFF), coordenador do grupo de pesquisas educ@mídias.com – Educação para as Mídias em Comunicação.

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Publicado

2025-12-12

Como Citar

Barros, F. R., Silva, V. E. da, & Farbiarz, A. (2025). O dilema do celular: da proibição à mediação pedagógica e o desafio das competências digitais. Comunicação & Educação, 30(2), 99-115. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i2p99-115