A ficção seriada como ação pedagógica: uma proposta formativa

Autores

Palavras-chave:

literacia midiática, qualidade audiovisual, narrativa ficcional seriada, ação de formação, televisão

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de formação em qualidade audiovisual e literacia midiática destinada aos professores para ser desenvolvida com jovens. Baseada no repositório de séries brasileiras e portuguesas do Observatório da Qualidade no Audiovisual e na experiência do Clube das Séries, a sequência didática está estruturada em cinco etapas: experiência, linguagem, confronto, apropriação e apreensão. A proposta visa promover o desenvolvimento da literacia midiátic articulada à noção de qualidade, elementos que se tornaram essenciais diante da crescente relevância das narrativas ficcionais seriadas na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

  • Gabriela Borges, Universidade do Algarve

    Professora Adjunta da Universidade do Algarve, professora do Programa de Pós­-Graduação em Comunicação da UFJF. Coordenadora Rede Alfamed Brasil, do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática e do Observatório da Qualidade no Audiovisual.

  • Daiana Sigiliano, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutora e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisadora associada do PPGCom/UFJF. Co-­coordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual, membro da Rede Alfamed.

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Publicado

2025-12-12

Como Citar

Borges, G., & Sigiliano, D. (2025). A ficção seriada como ação pedagógica: uma proposta formativa. Comunicação & Educação, 30(2), 116-129. https://revistas.usp.br/comueduc/article/view/240190