A prática de ensino em teoria da comunicação: um estudo a partir de experiências docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i2p36-52

Palavras-chave:

teoria da comunicação, ensino, comunicação, universidade, formação

Resumo

Como alguém se torna docente de Teoria da Comunicação? Este texto delineia algumas das condições a partir das respostas de 37 docentes a um questionário online. Foi possível observar três aspectos principais: (1) a maior parte dos respondentes assumiu a disciplina por acaso ou determinação institucional, sem necessariamente aderência ou afinidade de pesquisa; (2) a formação ficou, majoritariamente, a cargo de cada docente; (3) há uma dicotomia entre ensino e pesquisa, com poucas referências às investigações realizadas por docentes. Esses elementos são discutidos contra o pano de fundo da bibliografia sobre ensino de Comunicação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luís Mauro Sá Martino, Faculdade Cásper Líbero

    Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Professor da Faculdade Cásper Líbero, da Faculdade Paulus de Comunicação, Cursos de Comunicação e da Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado.

Referências

ALMEIDA, Sherry Mary Joan. Problematizações sobre pesquisa e ensino de teoria literária no Brasil. Revista Gelne, Natal, RN, v. 18, n. 2, p. 168-183, 2016. DOI: 10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11210. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11210. Acesso em: 11 jan. 2025.

BACHELARD, Gaston. O racionalismo aplicado. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

BAPTISTA, Maria Luiza Cardinale. Disciplinas teóricas: de entulho de currículo a campo de desejo e autopoiese. 26º INTERCOM. Anais […] Belo Horizonte: UFMG, 2 a 6 set. 2003.

BARREIRA, Irlys Alencar Firmo. O ofício de ensinar para iniciantes. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 45, n. 1, p. 63-85, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17951. Acesso em: 11 jan. 2025.

BARROS, José Costa D’Assunção. A construção da teoria nas ciências humanas. Petrópolis: Vozes, 2018.

BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BAUMAN, Isabelle. Bagging a theory: A random sorting activity for teaching theorizing. Communication Teacher, v. 37, n. 3, p. 194–197, 2023. Disponível em: https://encurtador.com.br/4oK3L. Acesso em: 11 jan. 2025.

BONIN, Jiani Adriana. Elementos para pensar a formação e o ensino em teorias da comunicação. Conexão, v. 4, n. 8, p. 61–68, 2005.

BOURDIEU, Pierre. Por uma sociologia da ciência. Lisboa: Ed. 70, 2017.

CAVALCANTI, Erinaldo Vicente. Onde está o ensino nas disciplinas de teoria da história ensinadas no Brasil? História da Historiografia, Ouro Preto, v. 14, n. 36, p. 133-166, 2021. DOI: 10.15848/hh.v14i36.1659. Disponível em: https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/1659. Acesso em: 11 jan. 2025.

COSTA, Rosa Maria Costa Della. O ensino de Teoria da Comunicação nos cursos de graduação em Comunicação Social. 26º INTERCOM. Anais […] Belo Horizonte: UFMG, 2 a 6 de setembro de 2003.

DAU, Mayara Regina Pereira. Ensino de literatura e teoria literária: amores difíceis. Trama, v. 11, n. 23, p. 88-110, 2015. DOI: 10.48075/rt.v11i23.9941. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/9941. Acesso em: 11 jan. 2025.

EPSTEIN, Isaac. Um impasse curricular: teoria da Comunicação. In: MELO, José Marques de. Ensino de Comunicação no Brasil. São Paulo: Eca/Usp, 1987. p. 94-113.

FELINTO, Erick. Da teoria da comunicação às teorias da mídia: ou, temperando a epistemologia com uma dose de cibercultura. Revista Eco-Pós, v. 14, n. 1, p. 233-249, 2012. DOI: 10.29146/eco-pos.v14i1.920.

FLÔR, Cristhiane Cunha.; CASSIANI, Suzani. Qual química ensinar? Reflexões a respeito da educação química. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 1, p. 366–381, 2016. DOI: 10.17058/rea.v24i1.3873. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/3873. Acesso em: 11 jan. 2025.

FRANÇA, Vera Regina Veiga. Teoria(s) da comunicação: busca de identidade e caminhos. Revista da Escola de Biblioteconomia UFMG, Belo Horizonte, v. 23, n. 2, p. 138-152, 1994. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reb/article/view/38276. Acesso em: 26 nov. 2025.

FRANÇA, Vera Regina Veiga. Paradigmas da Comunicação: conhecer o quê? In: MOTTA, Luiz Gonzaga; FRANÇA, Vera Regina; WEBER, Maria Helena. (org.). Estratégias e culturas da comunicação. Brasília: UnB, 2001. p. 6-19.

FUSS, Diana. Accounting for theory in the undergraduate classroom. In: SADOFF, Dianne; CAIN, William E. Teaching contemporary theory to undergraduates. The Modern Language Association of America: Nova Iorque, 2014. p. 15–30.

GRAY, Jennifer B. Flee boring explanations of theory. Communication Teacher, v. 37, n. 4, p. 266–271, 2023. DOI: 10.1080/17404622.2023.2242916. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17404622.2023.2242916. Acesso em: 11 jan. 2025.

HEISLER, Jennifer; DISCENA, Thomas. Teaching meta theoretical beliefs in Communication Theory. Communication Teacher, v. 19, n. 2, p. 44–47, 2005.

HICKSON, Mark; STAKS, Don. teaching the introductory communication theory course to undergraduates. Communication Quarterly, v. 41, n. 3, p. 261–26. DOI: 10.1080/01463379309369887.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

HYLAND, Ken. Disciplinary identities: individuality and community in academic discourse. Cambridge: CUP, 2012.

LIMA, Venício. Mídia: teoria e política. São Paulo: Perseu Abramo, 2001.

LIMA, Venício. Repensando as Teorias da Comunicação. In: MELO, José Marques de. (org.) Teoria e Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Intercom/Cortez, 1983. p. 85-99.

LINS DA SILVA, Carlos Eduardo. Teoria da comunicação. In: MELO, José Marques de; FADUL, Anamaria; LINS DA SILVA, Carlos Eduardo. (org.). Ideologia e poder no ensino de comunicação. São Paulo: Cortez e Moraes/Intercom, 1979. p. 191-210.

MAIA, João M. E. Ensinando a partir do sul. Revista Brasileira de Sociologia, v. 11, n. 27, p. 5-22, 2023. DOI: 10.20336/rbs.916. Disponível em: https://rbs.sbsociologia.com.br/index.php/rbs/article/view/916. Acesso em: 11 jan. 2025.

MAIA, Yasminne Alcântara da Silva; SANTOS, Liliane Bentes dos; SOUSA, Letícia Melo de; HIDALGOS, Eduardo Moraes; OLIVEIRA, Lucas da Silva; BADARÓ, Hugo Bueno; SOUZA, Amarinildo Osório de. Inovações para o ensino de teorias da comunicação. INTERCOM NORTE, 16, Manaus: Anais [...], Universidade Federal do Amazonas, 24 a 26 maio 2017.

MARTINS, Fernanda C. A.; SILVA, Marcela G. Caderno didático digital: uma estratégia para o ensino de Teorias da Comunicação. SEMINÁRIO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO, 17. Unisc: Anais [...] Santa Cruz do Sul, 2012.

MARTINO, Luís Mauro Sá. A disciplina interdisciplinar: ambivalências epistemológicas no ensino de Teoria(s) da Comunicação. Logos, v. 19, n. 1, p. 17-28, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/4519. Acesso em: 20 jun. 2025.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Esboço de um panorama das teorias da comunicação no Brasil: uma aula inaugural. Líbero, v. 21, n. 42, p. 95-110, 2018a. Disponível em: https://seer.casperlibero.edu.br/index.php/libero/article/viewFile/998/923. Acesso em: 20 jun. 2025.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Genealogia dos Conceitos na Teoria da Comunicação: esboço de um panorama. Revista Alaic, v. 15, n. 1, p. 24-35, 2018b. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/468. Acesso em: 20 jun. 2025.

MARTINO, Luís Mauro Sá. O que foi teoria da comunicação? Um estudo da bibliografia entre 1967-1986. Revista Comunicação Midiática, v. 6, n. 1, p. 28-39, 2011. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/344. Acesso em: 20 jun. 2025.

MARTINO, Luiz Claudio. (org.) Teorias da Comunicação: muitas ou poucas? Cotia: Ateliê, 2007.

MYERS, Scott. Learning by doing: student development and evaluation of communication theory. Communication Teacher, v. 36, n. 2, p. 153-159, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17404622.2021.1937667. Acesso em: 11 jan. 2025.

NOETTI, Clarencio. Escolas de Comunicação e Profissionalização. Revista de Cultura Vozes, v. 66, n. 8, p. 23-28, 1972.

OLIVEIRA, Márcio. O ensino da teoria sociológica em alguns cursos de Ciências Sociais de universidades públicas brasileiras. Política & Sociedade, Florianópolis, v. 14, n. 31, p. 87-113, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-7984.2015v14n31p87. Acesso em: 11 jan. 2025.

PIGNATARI, Décio. Contracomunicação. São Paulo: Perspectiva, 1971.

REIS, Manuela. Entre textos e contextos: o ensino de teorias sociológicas. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, v. 44, n. 1, p. 11-27, 2015. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/13015. Acesso em: 11 jan. 2025.

RUSSI-DUARTE, Pedro. Por que ensinar teorias (da comunicação)? XXXIII INTERCOM. Caxias do Sul: Anais [...] Universidade de Caxias do Sul, 6 a 9 set. 2010.

SADOFF, Dianne F. Frameworks, materials, and the teaching of theory. In: SADOFF, Dianne; CAIN, William E. Teaching contemporary theory to undergraduates. The Modern Language Association of America: Nova Iorque, 2014. p. 103-113.

SANTOS, Tarcyanie Cajueiro. Teorias da Comunicação: caminhos, buscas e intersecções. Famecos, v. 12, n. 28, p. 21-44, 2005. DOI: 10.15448/1980-3729.2005.28.3348.

SOUZA, Pedro Mel Bardini; MARTINO, Luís Mauro Sá. O que se pensa sobre o ensino de Teoria da Comunicação? Revista Cambiassú, v. 20, n. 35, p. 114-135, 2025. Disponível em https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/25950. Acesso em: 28 nov. 2025.

TAVOLARO, Sergio Barreira de Faria. Teoria sociológica e metodologia. Ideias, Campinas, Edição Especial, p. 13-37, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/article/view/8649411. Acesso em: 11 jan. 2025

TEMER, Ana Carolina Rocha Pessôa. Teorizar é pensar a prática: uma reflexão sobre o ensino das Teorias da Comunicação nos cursos de Jornalismo. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, v. 1, n. 2. Disponível em: https://www.rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/96. Acesso em: 25 nov. 2025.

TRIVINHO, Eugenio. O mal-estar na teoria. São Paulo: Quartet, 2001.

VOCATE, Donna. Teaching communication theory in the professional school. Journalism and Mass Communication Educator, v. 52, n. 2, p. 4-16, 1997. DOI: 10.1177/107769589705200201. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/107769589705200201. Acesso em: 11 jan. 2025.

Downloads

Publicado

2025-12-12

Como Citar

Martino, L. M. S. (2025). A prática de ensino em teoria da comunicação: um estudo a partir de experiências docentes. Comunicação & Educação, 30(2), 36-52. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i2p36-52