Processos educativos em práticas de radiodifusão comunitária: potenciais ambientes de produção de sentido na perspectiva da heteroglossia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i2p130-146

Palavras-chave:

educação, comunicação, RadCom, Bakhtin, heteroglossia

Resumo

O artigo é um recorte da tese de mesmo nome apresentada ao PPGEDU-UPF e toma como objeto a Radiodifusão Comunitária (RadCom) que se configura como um campo de lutas envolvendo atores diversos. A questão central é: mediante quais condições as experiências de RadCom compõem ambientes de produção de sentidos na perspectiva da heteroglossia? O estudo de caso foi adotado como método de investigação e o aporte teórico de análise apoia-se em Bakhtin (2009, 2011). Os resultados indicam que essas práticas comunicativas alternativas e de caráter comunitário, mesmo em meio às vicissitudes e contradições a que estão expostas, têm potencialidades, em certos tipos de situações discursivas, para promover ambientes e práticas marcadas pela heteroglossia.

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Biografia do Autor

  • Ricardo Cocco, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo/RS com Doutorado Sanduíche na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre — Portugal (2019). Técnico em Assuntos Educacionais na UFSM/FW.

  • Flávia Eloisa Caimi, Universidade de Passo Fundo

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (2006). Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (1999). Graduada em História pela Universidade de Passo Fundo (1986). Professora Titular aposentada do PPGEdu da Universidade de Passo Fundo/RS.

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Publicado

2025-12-12

Como Citar

Cocco, R., & Caimi, F. E. (2025). Processos educativos em práticas de radiodifusão comunitária: potenciais ambientes de produção de sentido na perspectiva da heteroglossia. Comunicação & Educação, 30(2), 130-146. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i2p130-146