Tendências dos Estudos de Recepção
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i13p41-66Palavras-chave:
Estudos de Audiência, Interacionismo Simbólico, Consenso Cultural, Mediações, meios de comunicação, recepção, cultura popularResumo
Tendências dos Estudos de Audiência é a segunda parte do artigo Audience interpretation of media: emerging perspectives – cuja primeira parte foi publicada em Comunicação & Educação n.12, mai./ ago. 1998, p.57-76. Apresenta as diferentes abordagens que os Estudos de Recepção têm adquirido com a contribuição e influência de autores dos Estados Unidos, Europa e América Latina. Analisa o processo comunicacional como uma multiplicidade de inter-relações que se dão na constituição dos significados que circulam na sociedade, extrapolando a perspectiva linear dos efeitos diretos da comunicação como transmissão de informações. São discutidas as abordagens do Interacionismo Simbólico, dos Estudos de Consenso Cultural e da corrente teórica das Mediações, como lógica da produção e do consumo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.