Identidades culturais no contexto da globalização (Entrevista com Renato Ortiz)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i18p68-80Palavras-chave:
Renato Ortiz, globalização, cultura, identidade, consumo, cidadaniaResumo
Em entrevista exclusiva, Renato Ortiz discute aspectos polêmicos da atualidade, tendo como pano de fundo a globalização e mundialização da cultura. Ressalta que as identidades devem ser compreendidas no processo contraditório de afirmação de suas características a partir de uma matriz integrada que muda os conteúdos e os procedimentos das culturas. Nesse quadro, aborda a crise do Estado-nação e ressalta a inviabilidade de se continuar pensando alternativas políticas apenas tendo a nação como universo limite. Discute como a língua portuguesa pode ser assumida como um espaço de preservação das identidades culturais à medida que se produzam softwares, filmes, programas para a TV, músicas etc. em português. Aborda ainda a relação cidadania e consumo e chama a atenção para que o direito à cidadania não seja substituído por direito de compra. Trata do problema da mistificação da técnica, ressaltando que determinados autores se encantam com a técnica e se esquecem do contexto socio-histórico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.