Endereços úteis na internet

Autores

  • O Editor

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i18p132-134

Resumo

http://www.facom.ufba.br/pesq/cyber/manta/Guia/index

Este site é, na verdade, um guia de estudo e análise do jornalismo na Internet. É fruto de um projeto de pesquisa de uma aluna da Universidade Federal da Bahia. Neste guia são abordados diversos aspectos do jornalismo digital como design, interatividade, hipertexto, multimídia, notícias personalizadas e publicidade. O site oferece uma aula de produção de publicações digitais. Os ícones, localizados na margem esquerda da home page, indicam cada passo que se deve dar na elaboração de um jornal ou revista na Internet. As informações sobre cada procedimento são bastante didáticas e trazem ainda sugestões de links que ajudarão na resolução de problemas em cada uma das etapas de produção.

http://osite.com.br

Um bom endereço eletrônico para quem gosta de debates e interatividade. Em O Site há páginas bastante interessantes como a pais e filhos, que coloca em discussão temas voltados à educação, comportamento e relacionamento familiar. Além de informar, através de matérias sobre sexo, drogas, escola, atualidades etc., propõe a participação dos leitores via pesquisas, opiniões e depoimentos. O canal Tecnologia, cujo ícone está disposto na página, oferece curso de HTML básico e avançado e dá todas as dicas de como construir um site. Outra alternativa oferecida é a navegação por outros países. Basta clicar no país desejado.

http://www.saudeanimal.com.br

Este site contém 1900 páginas de informações e curiosidades sobre mais de 150 diferentes espécies de animais e cerca de 3000 links sobre o assunto. Acessar o Saúde Animal é muito fácil, pois todos os assuntos estão no índice geral. O interessado vai encontrar, além de orientações sobre saúde e manejo, animais famosos, assessoria jurídica, curiosidades, galeria social, dúvidas mais freqüentes, cursos gratuitos, novidades do mundo animal, doações, histórias e até uma relação de médicos veterinários por ordem alfabética e por Estado e região. Uma seção que pode dar um bom aporte a escolas é a zôo virtual, com ficha completa e som de cerca de 80 animais selvagens existentes. Basta clicar no ícone do animal desejado para ouvir o seu som e as respectivas informações. Há também a página de cantigas, fábulas e histórias para crianças.

 

http:www.celpcyro.org.br

 

Este site foi criado pelo Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro M. Martins, uma entidade que nasceu para realizar trabalhos relacionados com a obra desse escritor e médico psicanalista. O celpcyro pode ser uma boa fonte de pesquisa para quem é da área de literatura e de psicanálise. O endereço apresenta um relato biográfico do autor, síntese bibliográfica, fortuna crítica, a estante do escritor com dicas de livros, notícias via boletim, links com boas páginas culturais e artísticas, além de uma biblioteca virtual de Estudos Culturais. Um link bem-humorado e interessante é a página do gaúcho, voltada ao cultivo das tradições gaúchas e à divulgação da arte e da cultura.. Comemorando o segundo aniversário do Centro, foi lançada a coletânea Cyro Martins 90 anos - ensaios, depoimentos e imagens sobre o autor e sua obra.

http://www.correiocidadania.com.br

O Correio da Cidadania é um jornal impresso que, desde o seu número 100, vem sendo publicado também na Internet. A proposta do jornal dirigido por Plínio Arruda Sampaio é debater os rumos do país a partir de um ponto de vista divergente do oficial. Desta forma, contextualiza as notícias, interpreta os fatos e procura explicar as notícias veiculadas pelos meios de comunicação. Entre os seu colaboradores estão Frei Beto e o jornalista Newton Carlos. Um dos seus melhores links é a escola virtual de escritores. Entrando nessa página, o leitor terá acesso a informações sobre cursos como gramática prática, oficina permanente de ilustração de livros infantis, roteirista de TV e revisores. Há ainda nesse link o programa de formação do escritor, com aulas dadas virtualmente. Quem estiver fora do Brasil conta também com um chat cultural destinado a brasileiros que vivam no exterior.

http://www.rits.org.br

O endereço é da Rits, uma organização sem fins lucrativos que oferece informações sobre o terceiro setor e sobre o acesso democrático à tecnologia de comunicação. Navegar neste site é um bom exercício de cidadania, uma vez que ele descortina as atividades da sociedade civil referentes a temas como defesa de direitos, estudos e pesquisas do terceiro setor, lutas sociais e comunicação e tecnologia. Dá dicas de como montar uma organização não-governamental e orienta na elaboração e implantação de projetos. Clicando o ícone serviços, as pessoas terão à disposição informações sobre como montar um boletim on line ou um quadro de avisos, serviços de correios da Rits, de conferências virtuais etc. Há também um catálogo com mais de 9.000 instituições civis, link de pesquisa entre os sites com terminação org.br, um tira-dúvidas, acervo de livros e artigos sobre o terceiro setor, entre outros.

http://www.metodista.br/unesco/pcla/index.htm

Este é o endereço da revista científica eletrônica trimestral Pensamento comunicacional latino-americano, publicada pela Catedra Unesco/Umesp de Comunicação, Universidade Metodista de São Paulo, em parceria com a Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación - ALAIC. A publicação tem por finalidade difundir o pensamento produzido pelos autores da Escola Latino-Americana de Comunicação, os estudos realizados em torno de suas obras e suas idéias, bem como os eventos, publicações e debates referentes a eles. Destinada aos estudantes, profissionais, professores e pesquisadores da Comunicação, como área de conhecimento, e da América Latina, enquanto espaço geocultural. As contribuições, sugestões e críticas podem ser enviadas para catedra.unesco@metodista.br. A revista está no segundo número.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2000-09-30

Como Citar