Da imagem pedagógica à pedagogia da imagem
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i21p29-36Palavras-chave:
pedagogia da imagem, imagem e educação, cinema e educaçãoResumo
A autora discute a necessidade de se estabelecer um diálogo com as grandes obras cinematográficas e produzir filmes e vídeos educativos que sejam eles próprios um espaço de aprendizagem sobre a imagem em movimento. Duas práticas essenciais numa época em que as imagens, cada vez mais presentes nos processos educativos, ensinam, paradoxalmente, cada vez menos. O artigo salienta que, via de regra, a educação vem se apropriando da imagem em movimento como quem busca uma tecnologia suplementar para a sustentação de processos educativos já existentes, sem que estes sejam transformados na sua essência a partir do contato com aquele novo objeto. No Brasil, até o momento, nenhuma disciplina diretamente ligada ao estudo do cinema e do audiovisual foi criada nas escolas de ensino fundamental e médio com vistas a uma nova educação do olhar. Quando muito, professores de Português tentam, através da literatura comparada, fazer uma ponte com o cinema. Mas são iniciativas localizadas, que infelizmente não conseguiriam, por exemplo, dar conta da dimensão ao mesmo tempo ética e estética que encerra a questão "o que é uma imagem?". Para a autora, enquanto não se puder responder a esta questão simples, mas fundamental, estaremos condenados ao analfabetismo visual, à política da boa intenção, fazendo da imagem uma utilização pedagógica, certo, mas sem que isso nos leve a uma verdadeira práxis do audiovisual ou do cinema, uma práxis que questionaria a pedagogia da própria imagem
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.