Material educativo: a experiência de aprendizado

Autores

  • Gabriel Kaplún Universidade da República

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i27p46-60

Palavras-chave:

eixo conceitual, eixo pedagogico, eixo comunicacional, material educativo, mensagem, destinatário

Resumo

O autor propõe três eixos para a analise e construção de mensagens educativas: o eixo conceitual, o pedagógico e o comunicacional. O primeiro se refere aos conteúdos, sua seleção e organização. A construção do segundo implica uma analise dos destinatários da mensagem, propondo identificar suas ideias construtoras e os possiveis conflitos conceituais a provocar. Finalmente, o eixo comunicacional propóe, atravbs de algum tipo de figura retórica ou poética. um modo concreto de relação com os destinatários. O eixo pedagogico, segundo sugere o autor, B o articulador dos outros dois, embora a relação entre eles seja dinâmica e de mútua interdependência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriel Kaplún, Universidade da República
    Comunicador e educador, pesquisador e docente da Universidade da República (Uruguai) e de outras universidades latino-americanas.E-mail: gkaplun@chasque.net

Downloads

Publicado

2003-08-30

Como Citar

Kaplún, G. (2003). Material educativo: a experiência de aprendizado. Comunicação & Educação, 27, 46-60. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i27p46-60