As múltiplas imagens do cientista no cinema
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i1p31-39Palavras-chave:
cientistas, cinema, linguagem cinematográfica, influência, entendimentoResumo
O artigo destaca o uso da linguagem cinematográfica para a formação da figura do cientista no imaginário das pessoas. Mostra que já na primeira obra lançada no cinema em 1902, Le Voyage dans la Lune – Viagem à Lua, do francês Georges Méliès, aparecem as primeiras representações distorcidas sobre os cientistas. A autora, através de uma amostra de filmes, demonstra a diversidade de papéis que o cientista representou no cinema ao longo de um século. Apresenta também algumas pesquisas que analisaram a extensão da influência que esses filmes tiveram no entendimento do público sobre a ciência e como ajudaram a construir as representações da sociedade sobre os cientistas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.