Interdisciplinaridade nas possibilidades de leitura de Abril Despedaçado

Autores

  • Maria Ignês Carlos Magno Centro Universitário Salesiano de São Paulo; Universidade Anhembi-Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i2p233-237

Palavras-chave:

audiovisual, cinema brasileiro, ficção, recursos pedagógicos, interdisciplinaridade

Resumo

O filme Abril Despedaçado, de Walter Salles, é suporte pedagógico para um trabalho interdisciplinar rico, criativo e abrangente. Além do diálogo com a literatura – o filme é uma adaptação de um romance albanês – e a poesia, sua música e fotografia são elementos que dão suporte para um trabalho interdisciplinar em sala de aula, pela interface estabelecida entre cinema e arte. Mas a abertura a outras interpretações não se restringe a esse campo. Amplia-se com análises históricas, geográficas, culturais e sociais que o filme permite. A autora recupera ainda a possibilidade de exercício dentro do campo da linguagem. A palavra e a sua ausência que definem os códigos e os diálogos sobre a vida e a morte. A palavra como recurso para despertar o imaginário e reconduzir a trajetória narrativa, recriar o destino. Palavra-poesia transformada em imagens que dispensam palavras, porque possuem uma outra forma de escrita: a escrita fotográfica, a escrita cinematográfica permeada por uma escrita musical. O importante neste exercício é a abertura ao diálogo com a obra e a interpretação dos significados que ela sugere. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Ignês Carlos Magno, Centro Universitário Salesiano de São Paulo; Universidade Anhembi-Morumbi
    Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo e da Universidade Anhembi Morumbi.E-mail: unsig@globo.com

Downloads

Publicado

2005-08-30

Como Citar

Interdisciplinaridade nas possibilidades de leitura de Abril Despedaçado. (2005). Comunicação & Educação, 10(2), 233-237. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i2p233-237