Ensino e pesquisa em Comunicação: da teoria versus prática à composição
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v12i2p21-27Resumo
O artigo aborda criticamente a situação do ensino e da pesquisa nos cursosde graduação em Comunicação do País. Analisa a conhecida disjunção entre teoria e práticas, nessa formação, relacionando-a a uma perspectiva equivocada sobre os dois âmbitos, mais do que a uma simples ausência
de articulações no currículo. Desenvolve algumas perspectivas sobre as atividades de fazer teoria e de fazer profissional para assinalar sua interdependência. Apresenta, então, a proposta de substituir a contraposição
teorias versus práticas, na organização das formações em Comunicação, por uma composição não-disjuntiva entre contextos (sociais e de processos midiáticos) e formação profissional, envolvendo práticas e desenvolvimentos teóricos. A pesquisa é vista, aí, como processo prático-teórico e como práxis articuladora entre os dois âmbitos da formação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.