Educomunicação e terceiro entorno: diálogos com Galimberti, Echeverría e Martín-Barbero
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i3p57-66Palavras-chave:
tecnologias da informação, teoria da ação, terceiro entorno, ecossistema comunicativo, educomunicação.Resumo
O artigo busca novos enfoques para o entendimento da relação entre tecnologia e educação no contexto das áreas de intervenção social do emergente campo da Educomunicação. O objetivo é identificar autores que oferecem subsídios paraentender a natureza das mediações que se fazem presentes a partir e em função das tecnologias, tomadas como elemento
constitutivo da sociedade da informação, em que opera o agir educomunicativo. A opção pelos autores Umberto Galimberti,
Javier Echeverría e Jesús Martín-Barbero permite entender como, a partir da Teoria da ação, o sujeito educomunicativo pode ambientar-se no terceiro entorno, construindo um ecossistema comunicativo aberto, democrático e participativo, superando a perspectiva funcional e instrumental pela qual as tecnologias têm sido apresentadas, vendidas e majoritariamente implantadas pelos sistemas educacionais.
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