Relacionamentos amorosos nas telenovelas: consumo e retrato da sociedade do século XXI
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v16i2p53-66Palavras-chave:
Telenovela, gênero, sexo, ensino, educação.Resumo
Tomando como base as histórias das novelas do horário nobre da Rede Globo, no período de 2000 a 2008, o texto tem o objetivo de refletir sobre as relações amorosas e/ou sexuais da atualidade – veiculadas pelos folhetins e que encontram eco na realidade. Relações que se apresentam sob as mais diferentes formas e contextos. Seria essa diversidade de relações característica da sociedade atual, de uma modernidade líquida? Vivemos o amor confluente, baseado nos interesses pessoais? O indivíduo do início do século XXI deseja, na verdade, ter asas e criar raízes? Qual é o lugar que a telenovela ocupa na construção do imaginário social sobre o que é ser homem e mulher? Ela cria ou reproduz? Qual é o impacto das narrativas na educação das novas gerações? O quea escola tem a ver com isso?
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.