Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre comunicação e educação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v19i2p15-26Palavras-chave:
Educomunicação, Educação midiática, Media education, Media literacy, MidiaeducaçãoResumo
O artigo recupera aspectos históricos relacionados à aproximação entre a Comunicação e a Educação, levando em conta o surgimento de projetos na área, e a mobilização de instituições em torno ao tema, nos últimos 60 anos, como foi o caso da Unesco, em sua busca pelo envolvimento dos Estados latino-americanos numa questão que a todos parecia secundária. Num segundo momento, volta-se especificamente para a América Latina, mostrando como, a partir dos anos de 1960, algo específico e típico passa a ocorrer por aqui, distanciando o movimento pela educação midiática dos países do nosso continente dos esforços europeus e norte-americanos em promover a Media Literacy. Recorda especificamente o papel do I Congresso Internacional sobre Comunicação e Educação (São Paulo, 1998), em tornar mundialmente conhecido um conceito que viria dar nova vida à promoção da educação midiática no continente: a Educomunicação.
Downloads
Referências
AGUIRRE, Jesús María; BISBAL, Marcelino. la ideología como mensaje y masaje. Caracas: Monte Avila Editores, 1981.
ALVES, Patrícia Horta. Educomunicação: a experiência do núcleo de Comunicação e Educação. Mestrado, ECA-USP, 2002.
BELLONI, M.L. o que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2001.
BORDENAVE, Juan Diaz; CARVALHO, Horácio Martins de. Comunicação e planejamento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
BRUNI, Isabella. l’Educomunizazione brasiliana sulle onde della radio. Analisi di Caso. Roma: Università La Sapienza, 2010.
BUCKINGHAM, David. Watching media learning. making Sense of media Education. Londres: Falmer, 1990.
CANCLINI, Néstor.Consumidores e cidadãos. Rio de Janeiro: UFRY, 1995.
CITELLI, Adilson Odair; COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicação – construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
DEVADOSS, Joseph Sagayaraj. media Education, Key Concepts, Perspectives, Difficulties and main Paradigms. Chennai, Índia: Arubu Publications, 2006.
FANTIN, Monica. mídia-educação: conceitos, experiências e diálogos Brasil- -itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
GOMES, Pedro Gilberto; SOARES, Ismar de Oliveira. Da formação do senso crítico à educação para a comunicação. São Paulo: Edições Loyola, 1988.
GUTIÉRREZ, Francisco. Educación y comunicación em el Proyecto Principal. Santiago do Chile: Unesco, 1984.
KAPLÚN, Gabriel. Comunicación, educación y movimientos sociales: paradojas técnico-políticas. In: BOLAÑO et al (orgs.). Comunicación, educación y movimientos sociales en América latina.Brasília: Casa das Musas, 2009.
LASWELL; SCHRAMM. Proceso y efectos de la Comunicación Colectiva. Quito: Ciespal, 1964.
MARQUES DE MELO, José; TOSTA, Sandra Pereira. (orgs.). mídia & Educação. Belo Horizonte, Autêntica, 2008.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Comunicação e Mediações Culturais. revista Brasileira de Comunicação, São Paulo, vol. XXIII, n. 1, jan./jun. 2000, pp. 151-163.
MESSIAS, Claudio. Duas décadas de Educomunicação. Da crítica ao espetáculo. Dissertação de Mestrado, USP, 2011.
MIRANDA, Martín (ed.). Educación para la comunicación. manual latinoamericano. Santiago do Chile: Unicef/Ceneca, 1992.
PINHEIRO, Rose Mara. Educomunicação nos centros de pesquisa do país: um mapeamento das teses e dissertações disponíveis no banco da Capes. Tese de Doutorado, USP, 2013.
RAMOS, Pablo. tres décadas de Educomunicación en América latina: los caminos del plan DEni. OCLACC – Organización Católica Latinoamericana y Caribeña de Comunicación, Quito, 2001.
SAYAD, Alexandre Le Voci. idade mídia: a comunicação reinventada na escola. São Paulo: Aleph, 2012.
SETTON, Maria da Graça. mídia e Educação. São Paulo: Editora Contexto, 2010.
SILVA FILHO, Genésio Zeferino. Educomunicação e sua metodologia: um estudo a partir de ongs no Brasil. Tese de Doutorado, ECA-USP, 2004.
SOARES, Ana Carolina Altieri. Educomunicação e cidadania na América latina, a interface comunicação/educação a partir das práticas sociais no continente: um estudo de caso das políticas públicas na Argentina e no Brasil. Dissertação de Mestrado, Prolam-USP, 2012.
SOARES, Ismar de Oliveira. Do Santo ofício à libertação. São Paulo: Paulinas, 1988.
SOARES, Ismar de Oliveira. Comunicação/Educação, a emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais. Contato, revista Brasileira de Comunicação, Arte e Educação, Brasília, ano 1, n. 2, jan./mar. 1999, pp. 5-75.
SOARES, Ismar de Oliveira. La Comunicación/Educación como nuevo campo de conocimiento. In: VALDERRAMA, Carlos Eduardo. Comunicación-Educación, Coordinadas, Abordajes y travesías. Bogotá: Universidad Central, 2000a, pp. 27-47.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. revista Comunicação & Educação, ano VII, set./dez. 2000b, pp. 12-24.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicazione. la Comunicazione, il Dizionario di Scienze e tecniche, Roma, Elledici, Rai-Eri, 2002, pp. 418-421.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educommunication: Concept and Aim. media Challenges Amidst Cultural And religious Pluralism, Ucip, Genebra, v. 1, 2005, pp. 113-116.
SOARES, Ismar de Oliveira. El derecho a la pantalla: de la educación a los medios a la educomunicación en Brasil. Comunicar, Huelva, España, 31, XVI, 2008, pp. 77-82.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação, o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.