Comunicação, educação, práticas de consumo e cidadania: em perspectiva o rap da periferia paulistana / Communication, education, consumption practices and citizenship: focusing on the rap from the outskirts of São Paulo

Autores

  • Fernanda Elouise Budag Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)
  • Rosilene Moraes Alves Marcelino Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Antonio Helio Junqueira Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v19i1p93-102

Palavras-chave:

comunicação e práticas de consumo, cidadania, culturas urbanas, música, rap

Resumo

O presente artigo consiste em uma apresentação de resultados parciais de uma pesquisa mais ampla que propõe investigar o universo simbólico do hip hop, atendo-se à vertente do rap. Mais especificamente, analisar, a partir de revisão de literatura e da perspectiva da análise de discurso de linha francesa, as produções de um grupo de rap que nasceu na periferia de São Paulo, os Racionais MC’s, na intenção de compreender como a cultura midiática e a de consumo figuram em suas narrativas (letras das mú- sicas) e, nisso, procurar entender também como se constrói o sentido de cidadania. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-04-03

Como Citar

Budag, F. E., Marcelino, R. M. A., & Junqueira, A. H. (2014). Comunicação, educação, práticas de consumo e cidadania: em perspectiva o rap da periferia paulistana / Communication, education, consumption practices and citizenship: focusing on the rap from the outskirts of São Paulo. Comunicação & Educação, 19(1), 93-102. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v19i1p93-102