Construção de roteiros de pesquisa a partir dos livros da coleção Educomunicação (Editora Paulinas)

Autores

  • Ismar de Oliveira Soares Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v19i2p135-142

Palavras-chave:

Educomunicação, Edições Paulinas, Núcleo de Comunicação e Educação da USP, Publicações, Coletâneas

Resumo

A coleção sobre Educomunicação das Edições Paulinas se consolida ao publicar seu quinto volume. O conjunto das publicações inclui dois livros autorais (Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação, de Ismar de Oliveira Soares, e Educomunicação: recepção midiática, aprendizagens e cidadania, de Guillermo Orozco Gómez) e três coletâneas (Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento, de Adilson Citelli e Maria Cristina Costa, Educomunicação: imagens do professor na mídia, também de Adilson Citelli, e Educomunicação: mais além dos 2.0, organizado por Roberto Aparici). Três livros são de autores nacionais e dois outros de autores internacionais (latino-americano e europeu). A coleção, articulada uma década depois da ressemantização do conceito, por pesquisa do Núcleo de Comunicação e Educação da USP (Fapesp, 1999), vem a público no momento em que a Educomunicação alcança legitimidade ampliada, quer com sua inclusão em programas públicos de educação, como o da rede municipal de educação da cidade de São Paulo, quer com a consolidação do tema como objeto de pesquisa acadêmica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ismar de Oliveira Soares, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Professor titular da Universidade de São Paulo, na Licenciatura em Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes. Coordenador do NCE (Núcleo de Comunicação e Educação da USP). Presidente da ABPEducom (Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação).

Referências

APARICI, Roberto (org.). Educomunicação: mais além dos 2.0. São Paulo: Paulinas Editora, 2014.

CITELLI, Adilson Odair (org.). Educomunicação: imagens do professor na mídia. São Paulo: Paulinas Editora, 2012.

CITELLI, Adilson Odair; COSTA, Maria Cristina (orgs.). Educomunicação, construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas Editora, 2011.

FREIRE, Paulo. Comunicação ou Extensão? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

KAPLÚN, Mario. El comunicador popular. Quito: Ciespal, 1985.

MESSIAS, Claudio. Duas décadas de Educomunicação. Da crítica ao espetá-culo. Dissertação de mestrado. ECA-USP, 2011.

OROZCO GÓMEZ, Guillermo. Educomunicação: recepção midiática, apren-dizagens e cidadania. São Paulo: Paulinas Editora, 2014.

PINHEIRO, Rose. A educomunicação nos centros de pesquisa do país: um mapeamento da produção acadêmica com ênfase à contribuição da ECA/USP na construção do campo. Tese de doutorado. ECA-USP, 2013.

SOARES, Ismar de Oliveira.Comunicação e Educação: a emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais. Contato. Brasília: ano 1, n. 2, jan./mar. 1999, pp. 19-74.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas Editora, 2011.

Downloads

Publicado

2014-09-22

Como Citar

Soares, I. de O. (2014). Construção de roteiros de pesquisa a partir dos livros da coleção Educomunicação (Editora Paulinas). Comunicação & Educação, 19(2), 135-142. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v19i2p135-142