Memória, comunicação e cultura: o diálogo entre o Memorial da Resistência do Estado de São Paulo e o campo escolar
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v19i2p97-107Palavras-chave:
Memoriais, Memorial da Resistência do Estado de São Paulo, Ditadura militar, EscolaResumo
Os memoriais são instituições museológicas voltadas para a coleta, preservação e comunicação de memórias e narrativas históricas. Espaços de articulação entre subjetividade e conhecimento envolvem diversas temáticas, objetos e contextos sociais e históricos. Nesse texto, fazemos alguns apontamentos sobre as características dos memoriais em geral, para, em seguida, destacarmos as instituições memoriais voltadas para o resgate das memórias acerca de episódios e períodos históricos de extrema violência e violação sistemática dos direitos humanos. Nesse contexto, propomos apresentar o trabalho realizado pelo Memorial da Resistência do Estado de São Paulo, bem como fazer alguns apontamentos de como esse estabelece um rico canal de diálogo com o campo escolar, constituindo- -se como uma instituição de interesse tanto para professores quanto alunos.
Downloads
Referências
ARAUJO, Marcelo Mattos; BRUNO, Maria Cristina Oliveira (org.). Memorial da Resistência de São Paulo. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2009.
ARAUJO, Maria Paula.” O ensino de ditadura militar nas escolas: problemas e propostas de trabalho”. Em: Ditadura militar e democracia no Brasil: história, imagem e testemunho. ARAUJO, Maria Paula; SILVA, Izabel Pimentel da; SANTOS, Desirree dos Reis. (org.). Rio de Janeiro: Ponteio, 2013. pp. 9-10.
BACCEGA, Maria Aparecida. “Discurso da comunicação: encontro entre ficção e realidade.” em: Comunicação e Educação, Ano XII, n. 3, set/dez, 2007. pp. 23-34.
BACCEGA, Maria Aparecida. “Comunicação/educação e a construção de nova variável histórica”. In: Comunicação e educação, ano XIV, número 3, set./dez 2009.
CARVALHO, Alessandra. “O ensino da ditadura militar em sala de aula”. Em: Blog da Educação, 2014. Disponível em http://www.hmolog.blogeducacao.web305.kingshot.net/201404/alessandra-carvalho-o-ensino-da-ditadura-militar-na-sala-de-aula/ Acesso em: 20.05.14.
FEBVRE, Lucien. Combates pela história. Lisboa: Presença, 1985.
GRAMSCI, Antonio. Concepção Dialética da História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.
ICM. International Council of Museums. 2014. Disponível em http://icom.museum/the-vision/museum-definition/. Acesso em: 10.05.14.
LEÇA, Fernando. Memorial da América Latina. Em: Comunicação & Educação, ano XIII, número 1, jan/abril, 2008.
MEMORIAL DA RESISTENCIA DE SÃO PAULO. www.memorialdaresistenciasp.org.br. S/D. Acesso em: 10.05.14.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. “Do teatro da memória ao laboratório da História: a exposição museológica e o conhecimento histórico”. Em: Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Vol. 2, n. 1, São Paulo, 1994.
MENEZES, Caroline Grassi de Franco; CHIOVATTO, Mila Milene; AIDAR, Gabriela. Pinacoteca do Estado de São Paulo: Memorial da Resistência – proposta pedagógica para uso de documentos históricos em sala de aula. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2009.
NEVES, Kátia Regina Felipini. “Memorial da Resistência de São Paulo: uma perspectiva museológica processual”. Em: FERREIRA, Maria Letícia Mazzucchi; MICHELON, Francisca Ferreira. Memória e esquecimento. Pelotas: Ed. da Universidade Federal de Pelotas, 2012. pp. 35-66.
ROCHA, Rose de Melo; PEREIRA, Simone Luci; CAMPOS, Ana Paula de. Memorial do consumo: um arquivo sui generis. Trabalho apresentado no GP Comunicação e Culturas Urbanas, XII Encontro dos Grupos de Pesquisa em Comunicação, evento componente do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012.
SCHAFF, Adam. História e verdade. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
SCHLESENER, Anita Helena. Hegemonia e cultura: Gramsci. Curitiba: Editora UFPR, 2007.
SOARES, Inês Virgínia Prado; QUINALHA, Renan Honório. “Lugares de memória no cenário brasileiro da justiça de transição” Em: Revista Internacional de Direito e Cidadania, n. 10, pp. 75-86, junho/2011
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2014 Maria Aparecida Baccega, Felipe Corrêa de Mello

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.
























