Torre de Marfim – Um panorama sobre a mercantilização do ensino superior nos Estados Unidos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i1p147-153Palavras-chave:
mercantilização do ensino, ensino superior, financiamento educacional, inovação educacional, graduaçãoResumo
Torre de Marfim é um filme que mostra um processo de meio século de desmantelamento das linhas de subsídio público aos estudantes do ensino superior nos Estados Unidos e o paulatino aumento dos financiamentos privados que acabam por transformar os recém-formados em devedores antes mesmo de seres trabalhadores. Deixa evidente o estilo de mercantilização da educação superior no país como um processo histórico que ao mesmo tempo prega o consumo dos aparelhos estudantis; a busca incessante por prestígio social e a progressiva decomposição do modelo de graduação residencial, tão caro à tradição educacional estadunidense.Downloads
Referências
ARUM, Richard, ROKSA, Josipa. Academically Adrift: Limited Learning on College Campuses, University of Chicago Press, 2001.
CHRISTENSEN, Clayton. The Innovator's Dilemma: When New Technologies Cause Great Firms to Fail Harvard Business Review Press, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.