Consumo e Cidadania: em perspectiva a recepção do rap da periferia paulistana

Autores

  • Fernanda Elouise Budag USP - Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-6170-9967
  • Rosilene Moraes Alves Marcelino ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Maria Amélia Paiva Abrão ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Maria Aparecida Baccega ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i2p47-55

Palavras-chave:

comunicação e práticas de consumo, educação e cidadania, culturas urbanas, música, rap

Resumo

Nossa pesquisa, em sua totalidade, procurou compreender como a cultura midiática e de consumo figuram nas narrativas (letras das músicas) de um grupo de rap da periferia de São Paulo e como são recebidas entre jovens da capital paulista, procurando entender os sentidos de consumo e de cidadania que aí se constituem. Para isso, a pesquisa buscou (a) articular, teoricamente, os vértices da Comunicação, da Educação, do Consumo e da Cidadania; (b) compreender o lugar de fala do grupo em questão; (c) analisar as produções desse grupo de rap da periferia de São Paulo e (d) realizar um estudo de recepção dessa vertente musical entre jovens paulistanos. Neste espaço, especificamente, traçamos os resultados do estudo de recepção empreendido.

Downloads

Biografia do Autor

  • Fernanda Elouise Budag, USP - Universidade de São Paulo
    Doutoranda em Ciências da Comunicação, pela ECA/USP. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo, pela ESPM-SP. Membro dos Grupos de Pesquisa "Midiato - Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas" (ECA/USP) e "Comunicação-Consumo: Educação e Cidadania" (ESPM-SP). Docente da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM).
  • Rosilene Moraes Alves Marcelino, ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing
    Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP, membro do Grupo de Pesquisa Comunicação-Consumo: Educação e Cidadania (ESPM-SP). Docente da ESPM-SP.
  • Maria Amélia Paiva Abrão, ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing
    Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação-Consumo: Educação e Cidadania (ESPM-SP).
  • Maria Aparecida Baccega, ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing
    Livre Docente em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Docente, pesquisadora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing SP. Pesquisadora do Centro de Pesquisa de Telenovela (USP), do Centro de Pesquisa Comunicação e Trabalho (USP) e do OBITEL (Observatório Iberoamericano de Ficção Televisiva), além de líder do Grupo de Pesquisa CNPq Comunicação e Práticas de Consumo. Autora de artigos, livros e capítulos de livros no campo Comunicação e Educação.

Referências

BACCEGA, Maria Aparecida. “Comunicação e consumo: educação e cidadania”. In: ROCHA, Rose de Melo e OROFINO, Maria Isabel Rodrigues. Comunicação, consumo e ação reflexiva: caminhos para a educação do futuro. Porto Alegre: Sulina, 2014. p. 189-204.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: EDUSP, 2007.

BRANDÃO, Helena H. N. Introdução à análise do discurso. Campinas, SP: Ed. da Unicamp, 2004.

CARMO, Paulo Sérgio do. Culturas da rebeldia: a juventude em questão. São Paulo: Senac, 2001.

COSTA, Maria Eugênia Belczak. “Grupo focal”. In: DUARTE, Jorge e BARROS, Antônio. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

CUFA. O que é rap? Disponível em: http://cufasinop.blogspot.com.br/2009/06/o-que-e-rap.html. Acesso em: set. 2013.

DAGNINO, Evelina. “Os movimentos sociais e a emergência de uma nova noção de cidadania”. In: DAGNINO, Evelina (org.). Os anos 90: política e sociedade no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 103-115.

EXAME. As 10 regiões mais perigosas de São Paulo. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/as-10-regioes-mais-perigosas-de-sao-paulo>. Acesso em: 09 set. 2014.

FERREIRA, Nilda Teves. Cidadania : uma questão para a educação. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 1993.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós- moderno. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

LETRAS. A vida é um desafio. Disponível em: <http://letras.mus.br/racionais-mcs/66802/>. Acesso em: 12 dez. 2013.

LETRAS. Capítulo 4, versículo 3. Disponível em: <http://letras.mus.br/racionais-mcs/66643/>. Acesso em: 12 dez. 2013.

LETRAS. Fórmula mágica da paz. Disponível em: <http://letras.mus.br/racionais-mcs/63401/>. Acesso em: 12 dez. 2013.

LETRAS. Mágico de Oz. Disponível em: <http://letras.mus.br/racionais-mcs/63399/>. Acesso em: 12 dez. 2013.

LETRAS. Periferia é periferia. Disponível em: <http://letras.mus.br/racionais-mcs/72468/>. Acesso em: 12 dez. 2013.

LETRAS. Racionais otários. Disponível em: <http://letras.mus.br/racionais-mcs/796245/>. Acesso em: 12 dez. 2013.

LETRAS. Tô ouvindo alguém me chamar. Disponível em: <http://letras.mus.br/racionais-mcs/63438/>. Acesso em: 12 dez. 2013.

LETRAS. Vida loka (parte 1). Disponível em: <http://letras.mus.br/racionais-mcs/64916/>. Acesso em: 12 dez. 2013.

LETRAS. Vida loka (parte 2). Disponível em: <http://letras.mus.br/racionais-mcs/64917/>. Acesso em: 12 dez. 2013.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. America Latina e os anos recentes: o estudo da recepção em comunicação social. In: SOUZA, Maurao Wilton (org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 2002.

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 8. ed. São Paulo, SP: Pontes, 2009.

RACIONAIS MC’S 25 ANOS. História. Disponível em: <http://www.racionais25.com.br/sample-page/>. Acesso em: 10 out. 2014.

RACIONAIS MC’S 25 ANOS. Home. Disponível em: <http://www.racionais25.com.br/>. Acesso em: 10 out. 2014.

ROCHA, Everardo; AUCAR, Bruna. Cultura material e convergência da mídia: um estudo sobre a construção da subjetividade contemporânea. In: ROCHA, Everardo; PEREIRA, Cláudia; BARROS, Carla (orgs.). Cultura e experiência midiática. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio: Mauad, 2014.

ROCHA, Everardo. “Culpa e prazer: imagens do consumo na cultura de massa”. Comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v. 2, n. 3, p.123-138, mar. 2005. p.137.

VAGALUME. Biografia Racionais Mc’s. Disponível em: http://www.vagalume.com.br/racionais-mcs/biografia/. Acesso em: set. 2013.

VAGALUME. Crime vai e vem. Disponível em: <http://www.vagalume.com.br/racionais-mcs/crime-vai-o-crime-vem.html>. Acesso em: 12 dez. 2013.

Downloads

Publicado

2015-10-01

Como Citar

Budag, F. E., Marcelino, R. M. A., Abrão, M. A. P., & Baccega, M. A. (2015). Consumo e Cidadania: em perspectiva a recepção do rap da periferia paulistana. Comunicação & Educação, 20(2), 47-55. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i2p47-55