Desafios e possibilidades educomunicativas na produção editorial e na mediação de livros-aplicativos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v21i1p85-95Keywords:
Livro-aplicativo, Educomunicação, Narrativas, Produção editorial, Mediação de leitura.Abstract
Este artigo descreve desafios e oportunidades experimentados por profissionais da cadeia de produção e difusão do livro infantojuvenil diante da emergência de inovações no suporte de leitura (agora eletrônico) e na linguagem (agora hipermídia). O objetivo desta sistematização – executada como monografia apresentada para obtenção do título de especialista em Educomunicação em 2015 – é possibilitar que a comunicação entre criadores, publicadores, pesquisadores e mediadores seja gerida de forma a garantir a riqueza de conteúdos e, ao mesmo tempo, sua clareza e harmonia: essencial para engajar leitores e promover experiências novas e profundas com a leitura, considerando seu impacto na criação da linguagem e na visão de mundo do indivíduo.
Downloads
References
CALVINO, Ítalo, Fábulas italianas.São Paulo, Companhia das Letras, 1993.
CITELLI, Adilson. Outras linguagens na escola. São Paulo: Cortez, 2000.
ECO, Umberto, Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para as novas mídias: do game à TV interativa. São Paulo: Senac, 2003.
KLUVER, Carissa. Blurring the Digital Page: The Difference Between Book Apps and eBooks. Disponível em: < http://digitalmediadiet.com/?p=2913 >. Acesso em 5 abr. 2015.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Desafios culturais: da comunicação à educomunicação. In CITELLI, Adílson; COSTA, Maria Cristina Castilho (Orgs). Educomunicação – construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
PETRY, Arlete. Análise de produções em linguagem hipermidiática. In TORRES, Rui; BAIRON, Sérgio (Orgs). Conhecimento e(m) Hipermídia. Revista Cibertextualidades 03. Porto: Universidade Fernando Pessoa, 2009.
PINTO, Samira Almeida. Literatura infantil e juvenil em hipermídia: da produção editorial à prática educomunicativa com livros-aplicativos. Monografia de especialização em Educomunicação na Escola de Comunicação e Artes na Universidade de São Paulo. São Paulo: 2015.
SOARES, Ismar de Oliveira. Teorias da Comunicação e Filosofias da Educação: fundamentos epistemológicos da Educomunicação. Texto para a aula do concurso de titular. ECA-USP, 2009.
______________________. Educomunicação: um campo de mediações. In CITELLI, Adílson; COSTA, Maria Cristina Castilho (Orgs). Educomunicação – construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I authorize the publication of the submitted article and soon the copyrights to the magazine, in the printed and electronic version, if it is approved after the evaluation of the reviewers.
I understand that readers may use this article without prior request, provided the source and authorship are mentioned. Readers are not authorized to use this article for reproduction, in whole or in part, for commercial purposes.