Desafios e possibilidades educomunicativas na produção editorial e na mediação de livros-aplicativos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v21i1p85-95Palavras-chave:
Livro-aplicativo, Educomunicação, Narrativas, Produção editorial, Mediação de leitura.Resumo
Este artigo descreve desafios e oportunidades experimentados por profissionais da cadeia de produção e difusão do livro infantojuvenil diante da emergência de inovações no suporte de leitura (agora eletrônico) e na linguagem (agora hipermídia). O objetivo desta sistematização – executada como monografia apresentada para obtenção do título de especialista em Educomunicação em 2015 – é possibilitar que a comunicação entre criadores, publicadores, pesquisadores e mediadores seja gerida de forma a garantir a riqueza de conteúdos e, ao mesmo tempo, sua clareza e harmonia: essencial para engajar leitores e promover experiências novas e profundas com a leitura, considerando seu impacto na criação da linguagem e na visão de mundo do indivíduo.
Downloads
Referências
CALVINO, Ítalo, Fábulas italianas.São Paulo, Companhia das Letras, 1993.
CITELLI, Adilson. Outras linguagens na escola. São Paulo: Cortez, 2000.
ECO, Umberto, Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para as novas mídias: do game à TV interativa. São Paulo: Senac, 2003.
KLUVER, Carissa. Blurring the Digital Page: The Difference Between Book Apps and eBooks. Disponível em: < http://digitalmediadiet.com/?p=2913 >. Acesso em 5 abr. 2015.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Desafios culturais: da comunicação à educomunicação. In CITELLI, Adílson; COSTA, Maria Cristina Castilho (Orgs). Educomunicação – construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
PETRY, Arlete. Análise de produções em linguagem hipermidiática. In TORRES, Rui; BAIRON, Sérgio (Orgs). Conhecimento e(m) Hipermídia. Revista Cibertextualidades 03. Porto: Universidade Fernando Pessoa, 2009.
PINTO, Samira Almeida. Literatura infantil e juvenil em hipermídia: da produção editorial à prática educomunicativa com livros-aplicativos. Monografia de especialização em Educomunicação na Escola de Comunicação e Artes na Universidade de São Paulo. São Paulo: 2015.
SOARES, Ismar de Oliveira. Teorias da Comunicação e Filosofias da Educação: fundamentos epistemológicos da Educomunicação. Texto para a aula do concurso de titular. ECA-USP, 2009.
______________________. Educomunicação: um campo de mediações. In CITELLI, Adílson; COSTA, Maria Cristina Castilho (Orgs). Educomunicação – construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.