Olhar hipertextual: uma perspectiva bakhtiniana da inclusão de imagens na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v11i3p331-339Abstract
Este artigo apresenta contribuições, geradas a partir das discussões einvestigações realizadas pelo Grupo de Pesquisa Lattes/CNPq Educação Hipertextual, para inclusão das imagens nas salas de aula sob uma perspectiva hipertextual. Para tanto, são mostradas algumas características
do hipertexto, buscando relativizar o papel das novas tecnologias na promoção de experiências educativas hipertextuais. Apresenta-se, portanto, um conceito amplo de hipertextualidade, construído com base no referencial bakhtiniano, caracterizado pela não-linearidade, heterogeneidade e
intertextualidade, entendidas como versões do dialogismo e da polifonia de Bakhtin. O conceito de imagem também é ampliado, assumindo que imagens são produções culturais que se constituem como textos e, como tais, evocam múltiplas interpretações.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
I authorize the publication of the submitted article and soon the copyrights to the magazine, in the printed and electronic version, if it is approved after the evaluation of the reviewers.
I understand that readers may use this article without prior request, provided the source and authorship are mentioned. Readers are not authorized to use this article for reproduction, in whole or in part, for commercial purposes.