Olhar hipertextual: uma perspectiva bakhtiniana da inclusão de imagens na sala de aula

Autores/as

  • Ângela Álvares Correia Dias
  • Flávia de Souza Fontineles
  • Karina da Silva Moura

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v11i3p331-339

Resumen

Este artigo apresenta contribuições, geradas a partir das discussões e
investigações realizadas pelo Grupo de Pesquisa Lattes/CNPq Educação Hipertextual, para inclusão das imagens nas salas de aula sob uma perspectiva hipertextual. Para tanto, são mostradas algumas características
do hipertexto, buscando relativizar o papel das novas tecnologias na promoção de experiências educativas hipertextuais. Apresenta-se, portanto, um conceito amplo de hipertextualidade, construído com base no referencial bakhtiniano, caracterizado pela não-linearidade, heterogeneidade e
intertextualidade, entendidas como versões do dialogismo e da polifonia de Bakhtin. O conceito de imagem também é ampliado, assumindo que imagens são produções culturais que se constituem como textos e, como tais, evocam múltiplas interpretações.

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Publicado

2006-12-30

Cómo citar

Dias, Ângela Álvares C., Fontineles, F. de S., & Moura, K. da S. (2006). Olhar hipertextual: uma perspectiva bakhtiniana da inclusão de imagens na sala de aula. Comunicação & Educação, 11(3), 331-339. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v11i3p331-339