Abordagens pedagógicas no combate à desinformação: uma análise de planos de aulas compartilhados na internet

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p26-41

Palabras clave:

Desinformação, Alfabetização midiática e informacional, Competência crítica em informação, Abordagem pedagógica

Resumen

Este artigo parte da perspectiva da função determinante da educação no enfrentamento da desordem informacional contemporânea para analisar as abordagens pedagógicas e seus impactos nos planos de aula relativos ao combate à desinformação criados pelo Programa EducaMídia e por professores no Portal do Professor. Usam-se como referencial teórico as dimensões que conceituam as abordagens pedagógicas e a escala da Taxonomia de Bloom. Analisa-se um conjunto de oito planos de aula que tratam de objetos de conhecimento relativos à notícia. Observa-se que a maioria apresenta combinações de elementos das dimensões técnica, cognitiva e sociocultural e tem suas estruturas referenciadas nas etapas cognitivas de Bloom. Sob a perspectiva freiriana, verifica-se uma reduzida atividade de produção e criticidade, fundamentais para uma formação crítica.

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Biografía del autor/a

  • Ana Paula Alencar, Universidade Federal Fluminense

    Mestre em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2021), integrante dos grupos de pesquisa Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência (EMERGE), Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i) e Educação para as Mídias em Comunicação (Educ@midias). Possui especialização em Mídia, Tecnologia da Informação e Novas Práticas Educacionais com extensão em Didática do Ensino Superior, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ, 2007), MBA em Comércio Eletrônico pelo INFNET (RJ, 2014) e graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Carioca (RJ, 2004). Já atuou em diversas áreas da Comunicação e Marketing Digital. Atualmente pesquisa a relevância da Educação no combate à Desinformação e a centralidade do professor nesse processo.

  • Anna Cristina Brisola, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT/UFRJ - Mar. 2021. Mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT/UFRJ - Mar. 2016. Professora/Tutora das Graduações de Jornalismo, Publicidade e Design (2021) Formada em Comunicação Social - Jornalismo na UNISUAM em 2012/2. Formada em Comunicação Social - Publicidade da UNISUAM em 2013/2. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, Editoria e Assessoria de comunicação. e imprensa. Membro do grupo de pesquisa Perfil-i (Perspectivas Filosóficas em Informação); Membro do grupo de pesquisa ESCRITOS (Estudos Críticos em Informação, Tecnologia e Organização Social); Membro do grupo Rede Coinfo. Pesquisas com enfoque em Competência Crítica em Informação, Desinformação, Fake News, Cidadania, participação cidadã, meio digital.

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Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Alencar, A. P., & Brisola, A. C. . (2023). Abordagens pedagógicas no combate à desinformação: uma análise de planos de aulas compartilhados na internet. Comunicação & Educação, 28(1), 26-41. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p26-41