Desenvolvendo capacidades para a comunicação democrática: uma abordagem integrada de ensino baseada na deliberação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i1p43-64Palabras clave:
Pedagogia deliberativa, Estratégias de ensino, Teoria deliberativa, Aprendizagem baseada em discussão, Deliberação em educaçãoResumen
Este trabalho apresenta uma proposta educacional inovadora direcionada ao desenvolvimento de capacidades deliberativas – que é a motivação e a habilidade de uma pessoa para explicar os seus pontos de vista com base em considerações refletidas, envolvimento recíproco e comunicação mais inclusiva e respeitosa. Embasados nas teorias da democracia deliberativa e expandindo iniciativas de participação de cidadãos e experiências na área da educação, propomos uma abordagem com: (i) aprendizagem entre pares; (ii) atividades lúdicas e performativas; e (iii) discussões autênticas sobre questões políticas polêmicas. O experimento de campo ilustra como desenvolver uma compreensão conceitual dos princípios deliberativos, promover a autorreflexão e praticar discussões democráticas sobre questões conflituosas e temas controversos. Este artigo tem implicações teóricas e práticas para programas que procuram promover a comunicação democrática.
Descargas
Referencias
ALENCAR, Ana; BRISOLA, Anna. Abordagens pedagógicas no combate à desinformação: uma análise de planos de aulas compartilhados na internet. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 26-41, 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p26-41
ANDERSSON, Klas. Deliberative Teaching: Effects on Students’ Democratic Virtues. Scandinavian Journal of Educational Research, London, v. 59, n. 5, p. 604-622, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/00313831.2014.965789
AVERY, Patricia G.; LEVY, Sara A.; SIMMONS, Annette M. M. Deliberating controversial public issues as part of civic education. The Social Studies, London, v. 104, n. 3, p. 105-114, 2013. DOI: https://dx.doi.org/10.1080/00377996.2012.691571
BÄCHTIGER, André; GERBER, Marlène; FOURNIER-TOMBS, Eleonore. Discourse Quality Index. In: ERCAN, Selen A.; ASENBAUM, Hans; CURATO, Nicole; MENDONÇA, Ricardo F. (ed.). Research Methods in Deliberative Democracy. Oxford: Oxford University Press, 2022. p. 83-98.
BICKFORD, Susan. Emotional talk and political judgement. The Journal of Politics, Chicago, v. 53, p. 33-59, 2011. DOI: https://doi.org/10.1007/s11077-019-09363-1
BICKMORE, Kathy; PARKER-SHANDAL, Crystena A. H. Constructive conflict talk in classrooms: Divergent approaches to addressing divergent perspectives. Theory & Research in Social Education, Michigan, v. 42, n. 3, p. 291-335, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/00933104.2014.901199
BOGAARDS, Matthijs; DEUTSCH, Franziska. Deliberation by, with, and for University Students. Journal of Political Science Education, London, v. 11, n. 2, p. 221-232, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/15512169.2015.1016036.
BULUT, Birol. The impact of peer instruction on academic achievements and creative thinking skills of college students. International Journal of Educational Methodology, Maryland, v. 5, n. 3, p. 503-512, 2019.
COOKE, Maeve. Five Arguments for Deliberative Democracy. Political Studies, Oxford, v. 48, n. 5, p. 947-969, 2000. https://doi.org/10.1111/1467-9248.00289
DAYRELL, Juarez; NOGUEIRA, Maria Alice; VIEIRA, Maria Manuel; RESENDE, José (org.). Habitar escolas e suas margens. Portalegre: Instituto Politécnico de Portalegre, 2013.
DEWEY, John. Democracy and Education: An Introduction to the Philosophy of Education. [S.l.]: Simon & Brown, 2011.
EL KADRI, Michele Salles; MOLINARI, Andressa Cristina; RAMOS, Samantha Mancini. Pedagogia deliberativa, linguagem e poder: Emancipação e transformação social na educação pelo viés da teoria crítica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 4, p. 2088-2103, 2019. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.4.12936
ENGLUND, Tomas. The Potential of Education for Creating Mutual Trust: Schools as sites for deliberation. Educational Philosophy and Theory, London, v. 43, n. 3, p. 236-248, 2011. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1469-5812.2009.00594.x
ENGLUND, Tomas. On moral education through deliberative communication. Journal of Curriculum Studies, [s. l.], v. 48, n. 1, p. 58-76, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/00220272.2015.1051119
FERREIRA, Gil. Por que acho que sim? Sobre a importância do modelo deliberativo numa melhor prática educativa. In: GONÇALVES, Susana; COSTA, José. Diversidade no ensino superior. Coimbra: CINEP/IPC, 2023. p. 223-238.
FISHKIN, James S. When the People Speak: Deliberative Democracy and Public Consultation. Oxford: Oxford University Press, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 3a. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 84a. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GASTIL, John; BROGHAMMER, Michael. Linking. Theories of Motivation, Game Mechanics, and Public Deliberation to Design an Online System for Participatory Budgeting. Political Studies, Oxford, v. 69, n. 1, p. 7-25. 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/0032321719890815.
GORDON, Eric; HAAS, Jason; MICHELSON, Becky. Civic Creativity: Role-Playing Games in Deliberative Process. International Journal of Communication, California, v. 11, p. 3789-3807, 2017. Disponível em: https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/7344. Acesso em: 5 jun. 2024.
GUAZINA, Liziane. Alfabetização midiática e informacional no combate à desinformação e à violência nas escolas: uma proposta de agenda. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 28, n. 2, p. 20-32, 2023. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i2p20-32
HABERMAS, Jürgen. Between Facts and Norms. Massachusetts: MIT Press, 1996.
HABERMAS, Jürgen. Political communication in media society: Does democracy still enjoy an epistemic dimension? The impact of normative theory on empirical research. Communication Theory, New York, v. 16, n. 4, p. 411-426, 2006. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1468-2885.2006.00280.x
HESS, Diana. E. Controversy in the classroom: The democratic power of discussion. New York: Routledge, 2009.
HO, Li-Ching; MCAVOY, Paula; HESS, Diana; GIBBS, Brian. Teaching and learning about controversial issues and topics in social studies: A review of the research. In: MANFRA, Meghan McGlinn, BOLICK, Cheryl Mason. The Wiley handbook of social studies research. Hoboken: John Wiley & Sons, 2017. p. 319-335.
JOURNELL, Wayne. Beyond Just Techniques: Toward Deliberation Facilitation That Minimizes Harm. A Response to “Deliberative Facilitation in the Classroom: The Interplay of Facilitative Technique and Design to Make Space for Democracy”. Democracy and Education, Oregon, v. 31, n. 2, 2023. Disponível em: https://democracyeducationjournal.org/home/vol31/iss2/3. Acesso em: 5 jun. 2024.
KARPOWITZ, Christopher F.; MENDELBERG, Tali. The Silent Sex: Gender, Deliberation, and Institutions. New Jersey: Princeton University Press, 2014.
LO, Jane C. Empowering Young People through Conflict and Conciliation: Attending to the Political and Agonism in Democratic Education. Democracy and Education, Oregon, v. 25, n. 1, 2, 2017. Disponível em: https://democracyeducationjournal.org/home/vol25/iss1/2. Acesso em: 5 jun. 2024.
LONGO, Nicholas V.; SHAFFER, Timothy J. (org.). Creating space for democracy: A primer on dialogue and deliberation in higher education. New York: Routledge, 2019.
MAGALHÃES, Suzana; CAL, Danila. Deliberação e Comunicação: Aproximações conceituais para a criação de capacidades deliberativas em escolas. Aturá – Revista Pan-Amazônica de Comunicação, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 48-65, 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n1p48
MAIA, Rousiley C. M. Deliberation, the Media, and Political Talk. New York: Hampton Press, 2012.
MAIA, Rousiley C. M. Mídia e lutas por reconhecimento. São Paulo: Paulus, 2019.
MAIA, Rousiley C. M.; CAL, Danila; BARGAS, Janine K. R.; OLIVEIRA, Vanessa V.; ROSSINI, Patrícia G. C.; SAMPAIO, Rafael C. Authority and Deliberative Moments: Assessing Equality and Inequality in Deeply Divided Groups. Journal of Public Deliberation, London, v. 13, n. 2, 2017. DOI: https://doi.org/10.16997/jdd.283
MAIA, Rousiley C. M.; HAUBER, Gabriella. The Emotional Dimensions of Reason-Giving in Deliberative Forums. Policy Sciences, New York, v. 53, p. 33-59, 2019. https://doi.org/10.1007/s11077-019-09363-1.
MAIA, Rousiley C. M.; HAUBER, Gabriella; CHOUCAIR, Tariq. The Deliberative System and Inter-Connected Media in Times of Uncertainty. Cham: Palgrave Macmillan, 2023.
MAIA, Rousiley C. M.; HAUBER, Gabriella; CAL, Danila; LEÃO, Augusto Veloso. Teaching and Developing Deliberative Capacities: An Integrated Approach to Peer-to-Peer, Playful, and Authentic Discussion-based Learning. Democracy and Education, Oregon, v. 32, n. 1, 5, 2024. Disponível em: https://democracyeducationjournal.org/home/vol32/iss1/5/. Acesso em: 5 jun. 2024.
MAURISSEN, Lies; CLAES, Ellen; BARBER, Carolyn. Deliberation in citizenship education: How the school context contributes to the development of an open classroom climate. Social Psychology of Education, Dordrecht, v. 21, p. 951-972, 2018. https://doi.org/10.1007/s11218-018-9449-7
MAZUR, Eric; WATKINS, Jessica. Just-in-Time Teaching and Peer Instruction. In: SIMKINS, Scott; MAIER, Mark. (Eds.). Just-In-Time Teaching: Across the Disciplines, Across the Academy. New York: Routledge, 2010. p. 39-62.
MOLNAR-MAIN, Stacie. Deliberation in the classroom: Fostering critical thinking, community, and citizenship in schools. Ohio: Kettering Foundation, 2017.
NEBLO, Michael A. Impassioned Democracy: The Roles of Emotion in Deliberative Theory. American Political Science Review, Washington, DC, v. 114, n. 3, p. 923-927. 2020. DOI: https://doi.org/10.1017/S0003055420000210
NICHOLS, T. Philip; LEBLANC, Robert Jean. Educação midiática e os limites da “alfabetização”: orientações ecológicas para plataformas performativas. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 28, n. 2, p. 151-181, 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i2p151-181
NISHIYAMA, Kei. Democratic education in the fourth generation of deliberative democracy. Theory and Research in Education, London, v. 19, n. 2, p. 109-126, 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/14778785211017102.
NISHIYAMA, Kei; RUSSEL, A. Wendy; CHALAYE, P.; GREENWELL, T. Deliberative Facilitation in the Classroom: The Interplay of Facilitative Technique and Design to Make Space for Democracy. Democracy and Education, Oregon, v. 31, n. 1, 4, 2023. Disponível em: https://democracyeducationjournal.org/home/vol31/iss1/4/. Acesso em: 5 jun. 2024.
NUSSBAUM, Martha C. Capabilities, Entitlements, Rights: Supplementation and Critique. Journal of Human Development and Capabilities, Oxford, v. 12, n. 1, p. 23-37, 2011. https://doi.org/10.1080/19452829.2011.541731
NUSSBAUM, Martha. C. Creating capabilities: The human development approach. Massachusetts: Harvard University Press, 2013.
OLIVEIRA, Thaiane; SOUSA, Lumárya. A educação midiática, diálogos e práticas possíveis com crianças no ambiente educacional da favela. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 63-77, 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p63-77
PASQUARELLI, Bruno Vicente Lipe; CHIRINÉA, Andréia Melanda. Teoria democrática e políticas de educação: a importância da deliberação para a accountability. Revista Eletrônica De Educação, [S.l.], v. 11, n. 3, p. 846-861, 2017. DOI: https://doi.org/10.14244/198271991702
PERUZZO, Cicilia Maria Khroling; BASSI, Ingrid Gomes; SILVA JUNIOR, Carlos Humberto Ferreira. Diálogo em Paulo Freire nas interfaces com a comunicação popular e comunitária e a pesquisa participante. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 33-48, 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p33-48
REUCHAMPS, Min; VRYDAGH, Julien; WELP, Yanina (ed.). De Gruyter Handbook of Citizens’ Assembly. Berlin: De Gruyter, 2023.
SAMUELSSON, Martin. Education for Deliberative Democracy: A Typology of Classroom Discussions. Democracy and Education, Oregon, v. 24, n. 1, 5, 2016. Disponível em: https://democracyeducationjournal.org/home/vol24/iss1/5/. Acesso em: 5 jun. 2024
SEN, Amartya Kumar. Democracy as a Universal Value. Journal of Democracy, Maryland, v. 10, n. 3, p. 3-17, 1999. https://doi.org/10.1353/jod.1999.0055
SEN, Amartya Kumar. The Idea of Justice. Massachusetts: Harvard University Press, 2009.
SHAFFER, Timothy J.; LONGO, Nicholas V.; MANOSEVITCH, Idit; THOMAS, Maxine S.; BARGERSTOCK, Burton A.; VAN EGEREN, Laurie A.; FITZGERALD, Hiram E. (org.). Deliberative pedagogy: Teaching and learning for democratic engagement. Michigan: Michigan State University Press, 2017.
STEINER, Jürg. The Foundations of Deliberative Democracy: Empirical Research and Normative Implications. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
STEINER, Jürg; STEENBERGEN, Marco; BÄCHTIGER, André; SPÖRNDLI, Markus. Deliberative politics in action: Cross-national study of parliamentary debates. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
STEINER, Jürg; JARAMILLO, Maria Clara; MAIA, Rousiley. C. M.; MAMELI, Simona. Deliberation across deeply divided societies: Transformative Moments. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.
TEIXEIRA, Anísio. Educação para a democracia. Introdução à administração educacional. 2a. ed. Rio de Janeiro, RJ: Editora UFRJ, 1997.
TEIXEIRA, Pedro P. As relações entre diversidade e a discussão de temas controversos: desafios atuais para a escola. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 494-515, 2018. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p494-515
TOPPING, Keith J. Trends in Peer Learning. Educational Psychology, London, v. 25, n. 6, p. 631-645, 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/01443410500345172
ZAMBRANO, Elizabeth Leonor. Prácticas pedagógicas para el desarrollo de competencias ciudadanas. Revista electrónica de investigación educativa, [S.l.], v. 20, n. 1, p. 69-82, 2018. DOI: https://doi.org/10.24320/redie.2018.20.1.1409
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Rousiley Maia, Gabriella Hauber Pimentel, Augusto Veloso Leão, Leonardo Santa Inês Cunha
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.