Da virtude à estratégia: os conflitos morais em A Grande Família

Autores/as

  • Clóvis de Barros Filho Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes
  • Arthur Meucci

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i2p201-209

Palabras clave:

aculturação, ideologia, ética, princípio, utilitarismo, egoísmo

Resumen

Este artigo tem por objeto os discursos morais no seriado televisivo A Grande Família, exibido pela emissora TV Globo, bem como sua recepção. Quatorze episódios de 2004 constituem o corpus da pesquisa. Grupos focais revelam o teor das manifestações estimuladas por cenas previamente editadas em função do impasse moral que propunham. Destacamos, a partir das revelações de nossos pesquisados, os argumentos de dois personagens: Lineu e Agostinho.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Clóvis de Barros Filho, Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes
    Professor de ética da ECA-USP. Pesquisador do Núcleo Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM.E-mail: cbarrosf@usp.br
  • Arthur Meucci
    Pesquisador-assistente do Núcleo Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM. Pesquisador do Espaço Ética. E-mail: meucci@usp.br

Publicado

2005-08-30

Cómo citar

Barros Filho, C. de, & Meucci, A. (2005). Da virtude à estratégia: os conflitos morais em A Grande Família. Comunicação & Educação, 10(2), 201-209. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i2p201-209