Temas transversais para professores de Ciências

Autores/as

  • Luzenice Macedo Martins

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i2p219-224

Palabras clave:

educação ambiental, ensino fundamental, formação de professores, metodologia do ensino, tema transversal

Resumen

A autora, com esta experiência, mostra o desenvolvimento de um método aplicado para a inclusão de temas transversais na prática educativa, conforme prevêem os Parâmetros Curriculares Nacionais. A proposta foi implantada junto a alunosprofessores da disciplina Metodologia do Ensino de Ciências, do Curso de Pedagogia em Regime Especial da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em São Luís, no Maranhão. O meio ambiente foi o tema selecionado para este trabalho, programado para ser desenvolvido com atividades “intra” e “extra” sala de aula. Envolveu etapas que vão desde a sensibilização e percepção ambiental, recorte espacial e temático, até visitas de campo e elaboração de relatórios que subsidiaram a análise interpretativa e a avaliação dos resultados, pelos quais se constata a validade desta proposta metodológica que, além do aprendizado, propicia aos participantes um momento de reflexão e revisão sobre a prática, sugerindo possibilidades de caminhos para novas realizações e atualizações do trabalho educativo.


Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Luzenice Macedo Martins
    Licenciada e bacharela em Ciências Biológicas e mestra em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA.E-mail: luzenice@yahoo.com.br

Publicado

2005-08-30

Cómo citar

Martins, L. M. (2005). Temas transversais para professores de Ciências. Comunicação & Educação, 10(2), 219-224. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i2p219-224