Comunicação e educação: atualização da inteligência coletiva em salas de aula

Autores/as

  • Maria Ogécia Drigo Universidade de Sorocaba (UNISO)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v14i2p31-39

Palabras clave:

comunicação, educação, semiótica, inteligência coletiva, práticas escolares.

Resumen

Na interface comunicação/educação, na qual se admite que o método de ensino/aprendizagem é um processo de comunicação, valer-se-á da cartografia antropológica e do conceito de inteligência coletiva desenvolvidas por Pierre Lévy. A intenção é conjeturar sobre a possibilidade de a semiótica de Charles Sanders Peirce contribuir para a compreensão dos processos de significação nos diversos espaços antropológicos e para explicitar a viabilização da atualização da inteligência coletiva em salas de aula.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba (UNISO)
    Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestra em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. É docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (UNISO).

Publicado

2009-08-30

Cómo citar

Drigo, M. O. (2009). Comunicação e educação: atualização da inteligência coletiva em salas de aula. Comunicação & Educação, 14(2), 31-39. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v14i2p31-39