Quando o Educador do Ano é um educomunicador: o papel da USP na legitimação do conceito

Autores

  • Ismar de Oliveira Soares Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i3p39-52

Palavras-chave:

educação, comunicação, educomunicação, escola, recepção.

Resumo

O ano de 2007 foi especialmente marcante para o grupo das 10 escolas com as maiores notas na Prova Brasil. Chegaram
lá porque todas, independentemente da qualidade de suas infra-estruturas ou do grau socioeconômico de seus alunos, adotam permanentemente práticas educomunicativas
que envolvem a arte e a produção midiática. Foi um ano especial também para esta revista e para a ECA/USP, uma
vez que um de seus docentes, Ismar de Oliveira Soares, após consulta na internet pelo Grupo Educartis, foi indicado para
receber o título de Educador do Ano1, por seu envolvimento com a Educomunicação. Neste artigo, num texto de caráter autobiográfico, a pedido da revista Comunicação & Educação, Ismar de Oliveira Soares apresenta aos leitores a formulação e a consolidação do conceito a partir do qual um número considerável de educomunicadores se transformam, no coração de seus alunos, em “educadores do ano”, em suas escolas, ONGs e comunidades.

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Biografia do Autor

  • Ismar de Oliveira Soares, Universidade de São Paulo
    Pós-doutor pela Marquette University, Milwaukee, USA. Professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Presidente da UCIP – Union Catholic Internationale de la Presse (Genebra, Suíça). Membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais do Vaticano. Jornalista responsável pela revista Comunicação & Educação. Membro do Conselho Editorial da revista Comunicar, Universidad de Huelva, Espanha. Coordenador do
    Núcleo de Comunicação e Educação da USP

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Publicado

2008-12-30

Como Citar

Soares, I. de O. (2008). Quando o Educador do Ano é um educomunicador: o papel da USP na legitimação do conceito. Comunicação & Educação, 13(3), 39-52. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i3p39-52