Quando o Educador do Ano é um educomunicador: o papel da USP na legitimação do conceito
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i3p39-52Palavras-chave:
educação, comunicação, educomunicação, escola, recepção.Resumo
O ano de 2007 foi especialmente marcante para o grupo das 10 escolas com as maiores notas na Prova Brasil. Chegaramlá porque todas, independentemente da qualidade de suas infra-estruturas ou do grau socioeconômico de seus alunos, adotam permanentemente práticas educomunicativas
que envolvem a arte e a produção midiática. Foi um ano especial também para esta revista e para a ECA/USP, uma
vez que um de seus docentes, Ismar de Oliveira Soares, após consulta na internet pelo Grupo Educartis, foi indicado para
receber o título de Educador do Ano1, por seu envolvimento com a Educomunicação. Neste artigo, num texto de caráter autobiográfico, a pedido da revista Comunicação & Educação, Ismar de Oliveira Soares apresenta aos leitores a formulação e a consolidação do conceito a partir do qual um número considerável de educomunicadores se transformam, no coração de seus alunos, em “educadores do ano”, em suas escolas, ONGs e comunidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.