"Triangular: arte deste século": a coleção de arte contemporânea brasileira no Museu Universitário
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i33p142-166Palabras clave:
Arte contemporânea, Acervo museológico, Curadoria, Museus universitáriosResumen
Este artigo apresenta e analisa o processo de formação e difusão da coleção de arte contemporânea Triangular: arte deste século, pertencente à Casa de Cultura da América Latina da Universidade de Brasília (UnB), trabalho conjunto entre professores, estudantes e servidores que ocorreu entre agosto de 2019 e março de 2021. Buscamos consolidar nessa publicação os preceitos teórico-metodológicos que orientaram não apenas os eixos curatoriais que originaram a coleção e a exposição de mesmo nome, realizada na Casa Niemeyer, mas também os processos de aprendizagem envolvendo a participação de estudantes ao longo de todas as fases do trabalho. Também se leva em conta o desenvolvimento do projeto Casa Niemeyer Digital, constituído por estratégias adotadas para explorar e difundir as potencialidades da coleção a partir dos meios virtuais, como resposta à limitação de visitas presenciais aos museus imposta pela pandemia da covid‑19.
Descargas
Referencias
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. 4. ed. Perspectiva: São Paulo, 2010.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1999.
HAMILTON, James. The Role of the University Curator in the 1990s. Museum Management and Curatorship, Abingdon-on-Thames, v. 14, n. 1, p. 73 79, 1995.
HAMMOND, Anna et al. The Role of the University Art Museum and Gallery. Art Journal, New York, v. 65, n. 3, p. 20 39, 2006.Disponível em: http://www.jstor.org/stable/20068479. Acesso em: 16 jun. 2020.
KRÜGER, Constance von. A coleção – um gesto poético: uma leitura benjaminiana sobre o colecionismo. Cadernos Benjaminianos, Belo Horizonte, v. 8, p. 71 78, 2014.
LOURENÇO, Marta C. Contributions to the History of University Museums and Collections in Europe. UMAC Journal, Berlin, v. 3, p. 17 26, 2003. DOI: https://doi.org/10.18452/8549. Disponível em: https://bit.ly/3e5oZBH. Acesso em: 5 maio 2020.
MARTINS, Dalton Lopes; CARMO, Danielle do; SANTOS, Waldece Soares dos. A presença dos museus brasileiros nas mídias sociais: o caso Facebook. Revista Morpheus, Rio de Janeiro, v. 10, n. 17, p. 1 18, 2018.
MARTINS, Dalton Lopes; SILVA, Marcel Ferrante; CARMO, Danielle do. Acervos em rede: perspectivas para as instituições culturais em tempos de cultura digital. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 194 216, 2018.
MIGNOLO, Walter. Aesthesis Decolonial. CALLE14, Bogotá, v. 4, n. 4, p. 10 25, 2010.
MOULIOU, Marlen. Engaging with University Museum Collections: Paradigms of Participatory Museum Practice. In: MOULIOU, Marlen et al. Turning Ιnside Οut European University Heritage: Collections, Audiences, Stakeholders. Athens: National and Kapodistrian University, 2018, p. 127-134.
OLIVEIRA, Emerson Dionísio de; FERREIRA, Anselise Weingartner. A construção de um acervo: princípios e estratégias de classificação. Patrimônio e História, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 96 112, 2012.
PERRA, Hija de. Interpretações imundas de como a Teoria Queer coloniza nosso contexto sudaca, pobre de aspirações e terceiro-mundista, perturbando com novas construções de gênero aos humanos encantados com a heteronorma. Revista Periodicus, Salvador, v. 1, n. 2, p. 291 298, 2014.
PREZIOSI, Donald. The Art of Art History: A Critical Anthology. Oxford: Oxford University Press, 2009.
REILLY, Maura. Curatorial Activism: Towards an Ethics of Curating. London: Thames and Hudson, 2018.
ROMAN, Ana. Por uma coleção pública sem condições. Le Monde Diplomatique, [s. l.], 17 dez. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3e0dVWq. Acesso em: 22 maio 2020.
SHOHAT, Ellen. The Shaping of Mizrahi Studies: A Relational Approach. Israel Studies Forum, v. 17, n. 2, p. 86-93, 2002. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/41804897. Acesso em: 22 jun. 2020.
SMITH, Terry. Thinking Contemporary Curating. New York: Independent Curators International, 2012.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Ana Candida Avelar, Victor Zaiden
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).