Espaços científico-culturais e lazer durante a pandemia: análise de nove lives do São Paulo para crianças
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v16i31p299-326Palabras clave:
Divulgação científica , Museus de ciência e tecnologia, Educação não formalResumen
Neste estudo exploratório de caráter qualitativo, buscamos compreender como museus, zoológicos e aquários paulistas dialogaram com seus públicos durante o isolamento social por meio de atividades transmitidas ao vivo durante a fase inicial da quarentena. Em particular, realizamos uma análise de conteúdo das nove lives de espaços científico-culturais
transmitidas pelas redes sociais do portal São Paulo para crianças entre março e junho de 2020. Os dados foram analisados com auxílio do software Dedoose. Os resultados indicam que os mediadores repetiram padrões de atividades realizadas presencialmente nesses espaços e basearam os processos comunicativos predominantemente na exposição de informações sobre os diferentes elementos da atividade. Nas transmissões em exposições com animais vivos, os conteúdos mais abordados estavam relacionados ao comportamento, à alimentação e ao habitat das espécies apresentadas. Já as atividades transmitidas por museus abordaram conceitos científicos com mais frequência. As mídias sociais tiveram um papel fundamental não só na divulgação e execução das atividades, mas também na ampliação do acesso do público ao lazer aliado a experiências educativas com temáticas de ciências durante o período de isolamento social.
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Referencias
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