Museu da Escola Catarinensese: patrimônio escolar em acervos, experiências e reflexões
Patrimonio scolastico in collezioni, esperienze e riflessioni.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v15i30espp209-246Palavras-chave:
Educação, Memória da educação, Cultura material escolar, Museus universitáriosResumo
Este artigo pretende evidenciar as coleções do Museu da Escola Catarinense da Universidade do Estado de Santa Catarina e seu potencial museológico. A instituição está sediada no mesmo prédio que, em 1964, passou a abrigar a primeira Faculdade de Educação do Brasil, dando origem à Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina – atualmente, Udesc. Podemos relacionar como problema o fato de que existe certa invisibilidade desse tipo de museu no Brasil, ainda que tais coleções sejam parte da nossa vida cotidiana. Pretendemos dar evidência às pesquisas, às experiências e às reflexões sobre a presença de nosso museu na comunidade, além de torná-lo mais conhecido entre o público especializado. Discorreremos, brevemente, sobre os avanços tecnológicos implantados no Museu da Escola Catarinense e sobre a contribuição do museu na preservação da educação escolar do estado. Além disso, será abordado o espaço escolar preservado, as ações e o desenvolvimento com sustentabilidade com foco no acervo do museu e na sua importância como patrimônio educativo. Em todo esse processo, coloca-se em evidência a trajetória de preservação de
um patrimônio cultural catarinense ligado à educação e que se constitui como fonte de pesquisa ao conter, em seu acervo, materiais que não estão restritos aos suportes tradicionais de documentação histórica, mas são repletos de histórias para contar. Dessa forma, é apontado como o museu é um espaço educativo importante para desenvolver a capacidade crítica, reforçar e alimentar energias, e projetar o futuro.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo?: e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.
BUSINESS “MUSEU DA ESCOLA CATARINENSE – MESC – Udesc” Disponível em : https://
www.google.com/maps/place/MESC/@-27.5979595,-48.5507345,17z/data=!3m1!4b1!4m5!3m4!1s0x0:0xcc05870e5ec052bc!8m2!3d-27.5979595!4d-48.5485458. Acesso em: 10 mai. 2020.
DERRIDA, Jacques. Pensar em não ver: escritos sobre as artes do visível (1979-2004).Florianópolis: UFSC, 2012.
HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
MAKOWIECKY, Sandra; GOUDEL, Francine; CRISPE, Juliana. Quando a arte não tem fronteiras. Arte & Crítica, ano XVII, n. 51, set. 2019. Disponível em: http://abca.art.br/httpdocs/quando-a-arte-nao-tem-fronteiras-sandra-makowiecky-juliana-crispe-e-francinegoudel/. Acesso em: 5 jan. 2021.
MAKOWIECKY, Sandra; GOUDARD, Beatriz; HENICKA, Marli. Painéis de formatura do acervo do Museu da Escola Catarinense: patrimônio histórico cultural do estado. Florianópolis: Udesc, 2019. v. 1.
MAKOWIECKY, Sandra; GOUDARD, Beatriz; HENICKA, Marli. Museu da Escola Catarinense da Udesc e outros museus do mundo: memória e história visual. Palhoça: Lilás, 2020.
MAKOWIECKY, Sandra; GOUDARD, Beatriz (Org.). Museu da Escola Catarinense: por um legado de transmissão e herança. Florianópolis: Udesc, 2018. v. 1.
MAKOWIECKY, Sandra. Museu da Escola Catarinense em sobrevivências possíveis. In: 24. ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS – ANPAP- COMPARTILHAMENTOS NA ARTE: REDES E CONEXÕES. Anais… Santa Maria: UFSMaria, 2015. v. 1. p. 1944-1962.
MAKOWIECKY, Sandra. Museu da Escola Catarinense: por uma biografia das coisas. In: XXXVI COLÓQUIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE: ARTE EM AÇÃO, Campinas. Anais… Rio de Janeiro: CBHA, 2016. v. 1. p. 479-490.
MESC TOUR: áudio guia. Disponível em: https://tourvirtual360.com.br/mesc/audioguia/. Acesso em: 10 mai. 2020.
MESC TOUR VIRTUAL. Disponível em: http://mesc.tourvirtual360.com.br. Acesso em: 10 mai. 2020.
MORIN, Edgar. O problema epistemológico da complexidade. 3.ed. Portugal: Publicações Europa-América, 2002.
SILVA, Vera Lúcia Gaspar da; SCHUEROFF, Dilce. Memória docente: Historia de professores catarinenses ( 1890-1950). Florianópolis: Udesc, 2010.
PLANO museológico do MESC 2020-2025. [s.d.] Disponível em: http://www1.udesc.br/?id=2318. Acesso em: 5 jan. 2021.
SILVA, Vera Lucia Gaspar da; PETRY, Marília Gabriela (Orgs.) Brinquedos da minha infância: coleção Aldo Nunes catálogo. Florianópolis: SEA-Diretoria de Gestão Documental, 2008.
SILVA, Vera Lucia Gaspar da; EGGERT- STEINDEL, Gisela. Museu da Escola Catarinense de Santa Catarina – Brasil: uma biografia. Revista Pedagógica, Chapecó, ano 16, n. 29, v.2, p. 381-420, jul./dez. 2012. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1457. Acesso em: 4 dez. 2018.
VINÃS, Salvador Muñoz. Teoria contemporânea de la restauración. Madrid: Síntesis, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Sandra Makowiecky, Beatriz Goudard
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).