Você acaba se tornando você mesmo? O personagem David Foster Wallace
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i23p121-133Palabras clave:
David Foster Wallace, dissimulação, personagem de siResumen
Este artigo propõe uma reflexão sobre o mito literário atrelado ao nome David Foster Wallace após o suicídio do autor. Tal reflexão elege como alvo a versão retratada em O fim da turnê (James Ponsoldt, 2015), filme repudiado por familiares e colegas próximos de Wallace. De início, justifico a escolha de encarar DFW como personagem. Na sequência, discuto sobre a noção-chave da dissimulação em DFW, que elucida o dilema entre quem ele dizia ser e o possível personagem de si mesmo. Por fim, reconstruo a querela em torno do filme ora elencado e defendo a dissimulação wallaceana enquanto potência fabuladora que enaltece a ambiguidade.
Descargas
Referencias
BOOTH, Wayne C. The Rhetoric of Fiction. Chicago: The University of Chicago Press, 1983.
BUSTILLOS, Maria. The Dead Cannot Consent. The Awl, Apr. 24, 2014. Disponível em: <https://www.theawl.com/2014/04/the-dead-cannot-consent/>. Acesso em: 04 set. 2018.
CARVALHO, Ana Cecília. A toxidez da escrita como um destino da sublimação em David Foster Wallace. Psicologia USP, jul./set. 2010, v. 21, n. 3, p. 513-530.
COHEN, Samuel; KONSTANTINOU, Lee (Eds.). The Legacy of David Foster Wallace. Iowa: University of Iowa Press, 2012.
DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1971.
DURAS, Marguerite. Escrever. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
FERREIRA, Helena. Entre a realidade e o engano: as anamorfoses na comunicação visual. Visualidades, v. 14, n. 1, p. 150-171, jan./jun. 2016.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006.
GALINDO, Caetano. Eu e você segundo David Foster Wallace. Revista Piauí, n. 98, nov. 2014. Disponível em: <http://piaui.folha.uol.com.br/materia/eu-e-voce-segundo-david-foster-wallace/>. Acesso em: 04 set. 2018.
GILES, Paul. Sentimental Posthumanism: David Foster Wallace. Twentieth Century Literature, v. 53, n. 3, p. 327-344, 2007.
HOLLAND, Mary K. Succeeding Postmodernism: Language and Humanism in Contemporary American Literature. New York: Bloomsbury, 2013.
KELLY, Adam. David Foster Wallace and the New Sincerity in American Fiction. In: HERING, David (Ed.). Consider David Foster Wallace: Critical Essays. Los Angeles, Austin: Sideshow Media Group Press, 2010, p. 131-146.
KENNY, Glenn. Why The End of the Tour isn't really about my friend David Foster Wallace. The Guardian, Jul. 29, 2015. Disponível em: <https://www.theguardian.com/books/2015/jul/29/why-the-end-of-the-tour-isnt-really-about-my-friend-david-foster-wallace>. Acesso em: 04 set. 2018.
KONSTANTINOU, Lee. No Bull: David Foster Wallace and Postironic Belief. In: COHEN, Samuel; KONSTANTINOU, Lee (Eds.). The Legacy of David Foster Wallace. Iowa: University of Iowa Press, 2012, p. 83-112.
KUNDERA, Milan. A cortina: ensaio em sete partes. São Paulo: Cia. das Letras, 2006.
LIPSKY, David. Although of course you end up becoming yourself. New York: Broadway Books, 2010.
MAX, D. T. The unfinished: David Foster Wallace’s struggle to surpass “Infinite Jest”. The New Yorker, March 9, 2009. Disponível em: <https://www.newyorker.com/magazine/2009/03/09/the-unfinished>. Acesso em: 04 set. 2018.
OLIVEIRA, Juliana Michelli S. A máquina extraviada: a fabricação de mitos no conto de José J. Veiga. In: ALMEIDA, Rogério de.; BECCARI, Marcos. Fluxos Culturais: arte, educação, comunicação e mídias. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2017, p. 216-230.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa – Vol. III: o tempo narrado. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
RICOEUR, Paul. Escritos e Conferências II: hermenêutica. São Paulo: Loyola, 2011.
ROACHE, John. Marginalia after Modernism: the case of David Foster Wallace. Tese de Doutorado (Filosofia). Manchester: School of Arts, Languages and Cultures of The University of Manchester, 2015.
WALLACE, David Foster. A supposedly fun thing I'll never do again: Essays and Arguments. New York: Little, Brown and Company, 1997.
WALLACE, David Foster. Oblivion: Stories. New York: Little, Brown and Company, 2004.
WALLACE, David Foster. Breves entrevistas com homens hediondos. São Paulo: Cia. das Letras, 2005.
WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. São Paulo: Tordesilhas, 2014.
ZEITCHIK, Steven. How 'End of the Tour' became a very David Foster Wallace kind of film. Los Angeles Times, Jul. 22, 2015. Disponível em: <http://www.latimes.com/entertainment/movies/la-ca-mn-tour-david-foster-wallace-20150726-story.html>. Acesso em: 04 set. 2018.
Referência fílmica
O FIM DA TURNÊ (The End of the Tour). Direção: James Ponsoldt. Produção: Modern Man Films, Anonymous Content, Kilburn Media. Estados Unidos, 2015. 106 min.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).