Um tetinho armado no deserto ou a crítica literária de Tamara Kamenszain
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i38p%25pPalabras clave:
Tamara Kamenszain; crítica; poesía; techo; mujer.Resumen
Este trabalho propõe uma reflexão sobre como se dá a construção de um espaço apto a acolher as mulheres escritoras na crítica literária. Para tanto, acompanharemos Tamara Kamenszain, poeta e ensaísta argentina, que questiona em seu livro Garotas em tempos suspensos (2022) – que leremos como um gênero misto entre poesia e crítica feminista – a diferença que garante aos vates um lugar assegurado e confortável no cânone. A partir do que Tamara partilha em seus escritos sobre os caminhos de sua primeira publicação enquanto crítica, com o livro El texto silencioso (1983), bem como sobre sua relação com este gênero textual que lhe chega sob o peso das leis e do julgamento, desdobraremos a fundação de um novo lugar, o precário tetinho armado no deserto que ela proporá no livro Solos y solas (2005). Este teto tem a particularidade de ser instável, pois situado não apenas no deserto, ele está também dentro de um fora, produzindo uma exterioridade radical no campo do pensamento literário. Mas essa exterioridade tem a ética de reunir em si a diferença, os dissidentes, gesto que Tamara aposta na medida em que abre sua escrita ao campo do outro, assegurando a estes a possibilidade dizer.
Descargas
Referencias
ANZALDÚA, G. “Falando em línguas: uma carta para mulheres de terceiro mundo”. In: ANZALDÚA, G. A vulva é uma ferida aberta. Rio de Janeiro: A bolha editora, 2021.
ASTUTI, A. “Óyeme, mi oíme: Tamara Kamenszain. La novela de la poesía reunida”. Caracol, Revista do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanholas e Hispano-Americanas da FFLCH, USP, São Paulo, n.5, p. 300-305, 2012.
CIXOUS, H. O riso da Medusa. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2022.
DURAS, M. Escrever. Belo Horizonte: Relicário, 2021
FOFFANI, E. “Prólogo. Tamara Kamenszain: La poesía como novela luminosa” (2012). In: KAMENSZAIN, T. La novela de la poesía. Poesía reunida. Ciudade Autónoma de Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2019.
KAMENSZAIN, T. “El texto silencioso (1983)”. In: KAMENSZAIN, T. Historias de amor (Y otros ensayos sobre poesía). Buenos Aires: Paidós, 2000.
KAMENSZAIN, T. “El ghetto de mi lengua”. In: MOLLOY, S. Poéticas de la distancia. Buenos Aires: Grupo Editorial Norma, 2006.
KAMENSZAIN, T. La boca del testimonio: lo que dice la poesía. Buenos Aires: Grupo Editorial Norma, 2007.
KAMENSZAIN, T. La extraña familia. [Entrevista concedida a Enrique Foffani]. Página 12 [on-line], 2010. Disponível em: <https://www.pagina12.com.ar/diario/suplementos/libros/10-4034-2010-10-24.html> Acesso em: 10 nov. 2023.
KAMENSZAIN, T. La novela de la crítica [Entrevista concedida a Irina Garbatsky]. Bazar Americano, ano XI, n. 49, nov.-dez, 2012. Disponível em: <http://bazaramericano.com/reportajes.php?cod=24&pdf=si> Acesso em: 23 out. 2023.
KAMENSZAIN, T. Fala poesia. Rio de Janeiro: Azougue, 2015
KAMENSZAIN, T. “Bordado e costura do texto (1983)”. In: KAMENSZAIN, T. Fala poesia. Rio de Janeiro: Azougue, 2015
KAMENSZAIN, T. El libro de Tamar. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2018.
KAMENSZAIN, T. “La casa grande (1986)”. In: KAMENSZAIN, T. La novela de la poesía. Poesía reunida.Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2019.
KAMENSZAIN, K. “Solos y solas (2005)”. In: KAMENSZAIN, T. La novela de la poesía. Poesía reunida.Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2019.
KAMENSZAIN, T. La novela de la poesía. Poesía reunida.Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2019.
KAMENSZAIN, T. Livros pequenos. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens, 2021.
KAMENSZAIN, T. Garotas em tempos suspensos. São Paulo: Círculo de poemas, 2022.
KANZEPOLSKY. A. “As línguas do luto”. In: O gueto/ O eco da minha mãe. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012.
MAGALHÃES, D. “Ler, no corte, o que está prestes a nascer: Chicas en tiempos suspendidos de Tamara Kamenszain”. eLyra, n.18, 2021
PRADO, E. La ficción teórica en la obra de Héctor Libertella. 2015. 204 f. Mestrado (dissertação em letras) - Universidad Nacional de Mar del Plata. Facultad de Humanidades. Departamento de Letras, Argentina, 2015.
VIDAL, P. “Posfácio. E no entanto e no entanto: o livro das chicas de Tamara”. In: KAMENSZAIN, T. Garotas em tempos suspensos. São Paulo: Círculo de poemas, 2022.
WOOLF, V. Um teto todo seu. São Paulo: Tordesilhas, 2014.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).