Mulheres no cinema de Helena Solberg: entre múltiplos olhares e vozes, os documentários A Entrevista (1966) e The Double Day (1975)
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i29p161-180Mots-clés :
Documentários, Helena Solberg, América Latina, Mulheres, IdentidadesRésumé
A tentativa de estabelecer uma linha evolutiva em perspectiva comparada na análise das identidades e vivências de mulheres, a partir dos documentários A entrevista (1966) e The double day (1975), de Helena Solberg, é também a tentativa de apreender dois momentos distintos destas obras. Sua autora vivenciou a experiência de olhar e mergulhar na América Latina somente quando fora do Brasil, após o AI-5, e já radicada na capital norte-americana, Washington. No entanto, ao acompanhar a trajetória das trabalhadoras de cidades e vilarejos latino-americanos, em fábricas ou na mineração, ressaltam-se a força e a multiplicidade do ser-mulher. Sua filmografia então volta-se, definitivamente, para questões sociais que a acompanham até produções recentes, que mantêm as escolhas voltadas às mulheres, talvez, a sua principal temática.
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THE DOUBLE day. Direção: Helena Solberg. Estados Unidos, 1975, cor, 53 min.
THE EMERGING Woman. Direção: Helena Solberg. Estados Unidos, 1974, p&b, 40 min.
SIMPLESMENTE Jenny. Direção: Helena Solberg. Estados Unidos, 1977, cor, 32 min.
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