O corpo angustiado em Niketche: uma história de poligamia, de Paulina Chiziane
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i27p37-53Mots-clés :
Corpo feminino, Angústia, Deslocamento, Estereótipos, Ficção moçambicana, Paulina ChizianeRésumé
Este artigo apresenta uma leitura do corpo feminino, em Niketche: uma história de poligamia, de Paulina Chiziane. Tal corpo, impulsionado pela angústia, se desloca e entra em contato com diversos espaços, levando-nos a conhecer Moçambique de Norte a Sul. Nesse sentido, buscou-se analisar como as marcas de subalternidade e os estereótipos refletem-se no corpo da protagonista e também discutir o próprio olhar da personagem a respeito de seu corpo, que é influenciado pela cultura e práticas sociais do local em que está inserido. Para tais discussões, utilizaremos O segundo sexo de Simone de Beauvoir, que analisa como o corpo da mulher é moldado desde a infância para ser visto como objeto e como o destino da mulher é ligado ao seu corpo. Cultura e representação de Stuart Hall nos auxiliará na análise dos estereótipos que são impostos aos corpos femininos. O livro Não serei eu mulher?, de bell hooks traz a imagem do corpo negro feminino no período colonial e relata como a mulher negra escravizada teve seu corpo sexualizado e explorado em tantos aspectos.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Vol. 1. Fatos e Mitos. Tradução de Sérgio Milliet. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Vol. 2. A Experiência Vivida. Trad. Sérgio Milliet. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.
BEZERRA, Priscilla. O filho é da mãe?. Fortaleza: Substânsia, 2017.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Trad. Maria Helena Kühner. 4. ed. Rio de Janeiro: BestBolso, 2017.
CHIZIANE, Paulina. Niketche: uma história de poligamia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
CHIZIANE, Paulina. Paulina Chiziane: As diversas possibilidades de falar sobre o feminino. Entrevista com Rosália Estelita Gregório Diogo. In: Paulina Chiziane: vozes e rostos de Moçambique. Curitiba: Editora Appris Ltda, 2013. p. 361-370.
CHIZIANE, Paulina. Novelas brasileiras passam imagem de país branco, critica escritora moçambicana. Entrevista com Alex Rodrigues. In: Paulina Chiziane: vozes e rostos de Moçambique. Curitiba: Editora Appris Ltda, 2013. p. 357-359.
FREUD, Sigmund. Obras completas, volume 17: Inibição, sintoma e angústia, O futuro de uma ilusão e outros textos (1926-1929). Tradução: Paulo César de Souza – 1ª ed – São Paulo: Companhia de Letras, 2014.
GIL, José. Metamorfoses do corpo. Lisboa: Relógio D’Água, 1997.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Organização e Revisão Técnica: Arthur Ituassu. Trad. Daniel Miranda e William. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.
HOOKS, bell. Não serei eu mulher? As mulheres negras e o feminismo. Trad. Nuno Quintas. 1. ed. Lisboa: Orfeu Negro, 2018.
MIRANDA, Maria Geralda de. e SECCO, Carmen Lucia Tindó. Paulina Chiziane. Vozes e rostos femininos de Moçambique. Curitiba: Editora Appris, 2013.
MURARO, Rose Marie. Introdução. In: Malleus Maleficarum: O martelo das feiticeiras. 3. ed. Rio de Janeiro: Edições BestBolso, 2016.
NOA, Francisco. Império, mito e miopia - Moçambique como invenção literária. São Paulo: Kapulana, 2015.
SCHIMIDT, Simone Pereira. Corpo e terra em O alegre canto da perdiz. In: Paulina Chiziane: vozes e rostos de Moçambique. Curitiba: Editora Appris Ltda, 2013. p. 229 -247.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar?. Tradução Sandra Regina Goulart Almeida et al. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
PADILHA, Laura Cavalcante. Entre voz e letra: o lugar da ancestralidade na ficção angolana do século XX. 2. ed. Niterói: EdUFF, Rio de Janeiro: Pallas Editora, 2007.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Fernanda Oliveira da Silva, Maria Teresa Salgado 2020
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).