Três sentidos para a memória na poesia de autoras brasileiras contemporâneas
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i29p20-38Mots-clés :
Poesia contemporânea, Memória, Corpo, AutorasRésumé
Este presente artigo realiza uma reflexão sobre a relação entre o corpo e a memória na poesia brasileira de autoria feminina contemporânea, partindo de três sentidos que se fazem presentes de forma mais explícita: o gosto, o tato e o olhar. A partir dessa articulação, pretende-se refletir sobre como esses poemas ajudam a alargar o horizonte poético, assim como suas implicações éticas e políticas. São convocadas para a conversa autoras diversas: Adelaine Ivánova, Alice Sant’Anna, Ana Martins Marques, Bruna Beber, Flávia Péret, Marília Garcia, Natasha Tinet, Nina Rizzi, Tatiana Nascimento, Tatiana Pequeno, Viviane Maroca e Yasmin Nigri.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
AUAD, Pedro Henrique Trindade Kalil. Estratégias históricas: teorias feministas, a história da literatura e a história do cinema nos anos 1970. Cad. Pagu [online]. 2018, n.52, e185214. Epub Maio 03, 2018. ISSN 1809-4449. https://doi.org/10.1590/18094449201800520014.
BEBER, Bruna. Rua da Padaria. São Paulo: Record, 2014.
BEBER, Bruna. Angular. Tereza – revista de literatura brasileira, São Paulo, n. 20, Pp. 414, 2020.
BECKER, Mar. A mulher submersa. Bragança Paulista: Editora Urutau, 2020.
BERARDI, Franco. Asfixia: capitalismo financeiro e a insurreição da linguagem. Trad. Humberto do Amaral. São Paulo: Ubu, 2020
BRANDÃO, Izabel F. O. “Lugares heterotópicos e a constituição de corpos fronteiriços e identidades transitórias nas narrativas de autoras contemporâneas”. In: DALCASTAGNÈ, Regina & LEAL, Virgínia Maria Vasconcelos. Espaço e gênero na literatura brasileira contemporânea. Porto Alegre: Zouk, 2015.
BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Trad. Rogério Bettoni. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
CAVALCANTI, Ildney. O que há num "s"? Ou, antologias dos anos 90. Revista leitura, Maceió, n. 18, pp. 203-210, 1996.
CISOUX, Hélène. “O riso da medusa”. Trad. Luciana Eleonora de Freitas Calado Deplagne. In: BRANDÃO, Izabel; CAVALCANTI, Ildney; COSTA, Claudia de Lima; LIMA, Ana Cecílica Acioli (Orgs.). Traduções da cultura: perspectivas críticas feministas (1970-2010). Florianópolis: EDUFAL; Editora da UFSC, 2017.
DERRIDA, Jacques. Espectros de Marx: o estado da dívida, o trabalho do luto e a nova Internacional. Trad. Anamaria Skinner. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.
DERRIDA, Jacques. A farmácia de Platão. Trad. Rogério Costa. São Paulo: Iluminuras, 2005.
DILTHEY, Wilhelm. A construção do mundo histórico nas ciências humanas. Trad. Marco Casanova. São Paulo: Editora Unesp, 2010.
ERBER, Laura. A Retornada. Belo Horizonte: Relicário, 2017.
GARCIA, Marília. Câmara lenta. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
GARCIA, Marília. Parque das ruínas. São Paulo: Luna Parque, 2018.
HOISEL, Evelina. Teoria, crítica e criação literária: o escritor e seus múltiplos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.
IVÁNOVA, Adelaide. 13 nudes. Juiz de Fora: Edições Macondo, 2019.
KRISTEVA, Julia. O gênio feminino: a vida, a loucura, as palavras. Tomo III: Colette. Trad. Rejane Janowitzer. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
LAPOUJALE, David. Potências do tempo. Trad. Hortencia Santos Lencastre. São Paulo: n-1 edições, 2017.
LEMOS, Luciana Fonseca Medeiro de. O papel da mulher enquanto escritora: uma análise de textos em prosa no início do século. Revista leitura, Maceió, n. 18, pp. 109-133, 1996.
LEVINAS, Emmanuel. Violência do rosto. Trad. Fernando Soares Moreira. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
LORAUX, Nicole. “A tragédia grega e o humano”. In: NOVAES, Adauto (Org.). Ética. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
MAGALHÃES, Danielle Henrique. Ir ao que queima: no verso, o amor, no verso, o horror – ensaios sobre o verso e sobre alguma poesia brasileira contemporâneas. 2020. 399p. Tese. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, 2020.
MAROCA, Viviane. Poemas inéditos de Viviane Maroca. Disponível em: https://espamais.wixsite.com/espamais/post/poemas-in%C3%A9ditos-de-viviane-maroca. Acesso em 07 de maio de 2020.
MARQUES, Ana Martins. O livro das semelhanças. São Paulo: Companhia das letras, 2015.
MARTINS, Leda Maria. “Performances do Tempo Espiralar”. In: ARBEX, Marcia & RAVETTI, Graciela. Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: Faculdade de Letras/UFMG: Poslit, 2002.
MARTINS, Leda Maria. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Letras – Revista do programa de pós-graduação em Letras, Santa Maria, n. 26, pp. 63-81, 2003.
NASCIMENTO, Tatiana. Lundu,. Brasília: Padê Editorial, 2017.
NIGRI, Yasmin. Bigornas. São Paulo: Editora 34, 2018.
ORTNER, Sherry B. “Está a mulher para o homem assim como a natureza para a cultura?”. Trad. Cila Ankier & Rachel Gorenstein. In: BRANDÃO, Izabel; CAVALCANTI, Ildney; COSTA, Claudia de Lima; LIMA, Ana Cecílica Acioli (Orgs.). Traduções da cultura: perspectivas críticas feministas (1970-2010). Florianópolis: EDUFAL; Editora da UFSC, 2017.
PEDROSA, Cida. Solo para vialejo. Recife: Cepe, 2019.
PEQUENO, Tatiana. Onde estão as bombas. Juiz de Fora: Edições Macondo, 2019.
PEQUENO, Tatiana. Réplica das urtigas. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2009.
PÉRET, Flávia. Dez poemas de amor e de susto. Belo Horizonte: editora da autora, 2014.
PÉRET, Flávia. Mulher-bomba. Bragança Paulista: Editora Urutau, 2019.
PROUST, Marcel. Em Busca do Tempo Perdido: no caminho de Swann. Trad. Mario Quintana. São Paulo: Editora Globo, 2007.
PUCHEU, Alberto. Breve ensaio com Tatiana Pequeno. InComunidade. Ed. 91, 2020.
RAMOS, Tânia Regina Oliveira. “Começar de novo: escrita feminina na zona do afeto”. In: DALCASTAGNÈ, Regina & LEAL, Virgínia Maria Vasconcelos. Espaço e gênero na literatura brasileira contemporânea. Porto Alegre: Zouk, 2015.
RIBEIRO, Luciane Martins. A subjetividade e o outro: ética da responsabilidade em Emmanuel Levinas. São Paulo: Ideias & Letras, 2015.
RIZZI, Nina. Tambores pra n’zinga. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2012.
ROSLER, Martha. “Well, is the Personal Political?” In: ROBINSON, Hilary (Org.). Feminist – Art – Theory. Malden: Blackwell Publishing, 2001.
SANT’ANNA, Alice. Pé do ouvido. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
SCHECHNER, Richard. O que é performance? Percevejo – Revista de teatro, crítica e estética. Rio de janeiro, n. 12, ano 11, p. 25-50, 2003.
SILVA, Andréa Catrópa da. Marília Garcia: para onde nos levam as hélices do poema? estudos de literatura brasileira contemporânea, Brasília, n. 55, p. 309-323, Sept./Dec. 2018.
SILVA, Susana Souto. “Escrita com o corpo: a poesia de Carla Diacov”. In: GOMES, Carlos Magno; RAMALHO, Christina Bielinsk; CARDOSO, Ana Maria Leal. Escritas da resistência: intersecções feministas da literatura. Aracaju: Criação Editora, 2019.
SOARES, Angélica. A paixão emancipatória: vozes femininas da liberação do erotismo na poesia brasileira. Rio de Janeiro: Difel, 1999.
TAYLOR, Diana. O Arquivo e o Repertório: performance e memória cultural nas Américas. Trad. Eliana Lourenço de Lima Reis. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2013.
TINET, Natasha. Veludo violento. Maceió: Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2018. TOMPKINS, Jane. “Me And My Shadow”. In: LEITCH, Vicent B. (Org.) The Norton Anthology of Theory and Criticism. Nova Iorque: Norton, 2001.
ŽIŽEK, Slavoj. Primeiro como tragédia, depois como farsa. Trad. Maria Beatriz de Medina. São Paulo: Boitempo, 2011.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Pedro Trindade Auad 2021
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).