Adília & Ana C.: performances autorais
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i28p75-96Mots-clés :
Poesia contemporânea brasileira e portuguesa, Autobiografia, Sujeito Lírico, Adília Lopes, Ana Cristina CesarRésumé
Desenvolve-se um estudo comparativo entre a criação poética de Adília Lopes e de Ana Cristina Cesar no que diz respeito à ficcionalização de referências autobiográficas para a constituição de um sujeito lírico no/pelo texto. Por meio da leitura de poemas pertencentes aos livros Bandolim, de Adília, publicado em 2016, e Poética (2013), que reúne toda a obra de Ana C., evidencia-se como ambas as poetas se servem da narrativização do verso para criar uma prosa conversacional endereçada à primeira, à segunda e à terceira pessoas do discurso. Por fim, reinvestindo na relação entre linguagem e experiência, conclui-se que tanto Adília quanto Ana C. criam poéticas híbridas, intertextuais e que deslegitimam os gêneros literários.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
AGUILAR, G.; CÁMARA, M. A máquina performática: a literatura em campo experimental. Tradução Gênese Andrade. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.
BAUDRILLARD, J. Simulacros e simulação. Tradução Maria João da Costa Pereira. Lisboa: Relógio D’Água, 1991.
BÍBLIA, N. T. Mateus. In: Bíblia sagrada. Nova versão internacional. Bíblica: Brasil, 2000, p. 754-755.
CESAR, A. Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
COMBE, D. A referência desdobrada: o sujeito lírico entre a ficção e a autobiografia. Revista USP, São Paulo, n. 84, p. 112-128, 2010.
DELEUZE, G. A dobra: Leibniz e o Barroco. Tradução Luiz B. L. Orlandi. Campinas/SP: Papirus, 1991.
DELEUZE, G. Lógica do sentido. Tradução Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, 2011.
DERRIDA, J. Gramatologia. Tradução Miriam Chnaiderman e Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 2008.
DI LEONE, L. Não ter posição marcada: Ana C. nos anos 70. Remate de Males, Campinas, SP, v. 36, n. 2, p. 559-579, 2016.
DI LEONI, L. Poesia e escolhas afetivas: edição e escrita na poesia contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
GARRAMUÑO, F. Formas da impertinência. In: KIFFER, A; GARRAMUÑO, F. Expansões contemporâneas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014, p. 90 – 108.
HOLLANDA, H. 26 poetas hoje – antologia. Rio de Janeiro: Aeroplano editora, 2007.
HUTCHEON, L. Uma teoria da paródia: ensinamentos das formas de arte do século XX. Tradução Tereza Louro Peres. Lisboa: Edições 70, 1985.
KRYSINSKI, V. Sobre algumas genealogias e formas do hibridismo nas literaturas do século XX. Tradução Zênia de Faria. Revista Criação & Crítica, n. 9, p. 230-241, 2013.
LEJEUNE, P. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Tradução Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
LOPES, A. Dobra: poesia reunida (1983 – 2014). Porto: Assírio & Alvim, 2014.
LOPES, A. Manhã. Porto: Assírio & Alvim, 2015.
LOPES, A. Bandolim. Porto: Assírio & Alvim, 2016.
LOPES, A. Estar em casa. Porto: Assírio & Alvim, 2018.
LOPES, A. Dias e Dias. Porto: Assírio & Alvim, 2020.
MARTELO, R. A luva e a mão (uma história de salvação). Elyra: Revista da Rede Internacional Lyracompoetics, n. 14, 49-65, 2019.
MARTELO, R. Adília Lopes – ironista. Scripta, n. 8, p. 106-116. 2004.
MARTELO, R. As armas desarmantes de Adília Lopes. In: A forma informe: leituras de poesia. Lisboa: Assírio & Alvim, 2010, p. 235 – 252.
MARTELO, R. Contra a crueldade, a ironia. In: A forma informe: leituras de poesia. Lisboa: Assírio & Alvim, 2010, p. 223 – 234.
PEDROSA, C. Poesia, Crítica, Endereçamento. In: KIFFER, A; GARRAMUÑO, F. Expansões contemporâneas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014, p. 69 – 90.
PEDROSA, C. [et ali]. Endereçamento. In: Indicionário do contemporâneo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018, p. 97 – 124.
ROUANET, S. Riso e melancolia: A forma shandiana em Sterne, Diderot, Xavier de Maistre, Almeida Garrett e Machado de Assis. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
SANTIAGO, S. Glossário de Derrida. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.
SANTIAGO, S. Singular e anônimo. In: Nas malhas da letra: ensaios. Rio de Janeiro: Rocco, 2002, p. 61 – 71.
SISCAR, M. Ana C, aos pés da letra. In: De volta ao fim: o “fim das vanguardas” como questão de poesia contemporânea. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016, p. 104-133.
SISCAR, M. O tombeau das vanguardas: “a pluralização das poéticas possíveis” como paradigma crítico contemporâneo. In: De volta ao fim: o “fim das vanguardas” como questão de poesia contemporânea. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016, p. 19-41.
SÜSSEKIND, F. Ego trip: uma pequena história das metamorfoses do sujeito lírico. In: Papéis colados. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003, p. 305 – 318.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Paulo Alberto da Silva Sales 2020
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).