Uma arqueologia da impostura
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i30p324-343Mots-clés :
Roland Barthes, Raymond Picard, Crítica LiteráriaRésumé
O objetivo deste ensaio é mapear alguns territórios da crítica literária francesa e mostrar que, muitas vezes, esses territórios se transformam em verdadeiros campos de batalha. Reconstruir o conflito entre Roland Barthes e Raymond Picard, por exemplo, ajuda-nos a pensar que a crítica traz à tona uma certa resistência, entendida aqui a partir de uma dupla significação: como ato de resistir e como ato de reagir. Por um lado, o discurso crítico que deseja preservar uma continuidade a ser estabelecida entre as obras e os seus comentários e, por outro, uma tentativa de se refletir sobre a continuidade entre obra e comentário.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ALTHUSSER, L. Lettres à frança (1961-1973). Paris: Stock/ IMEC, 1998.
ARAÚJO, N. Do conhecimento literário: ensaio de epistemologia interna dos estudos literários (Crítica e Poética). 2006. 579f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2006.
BARTHES, R. Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França. Tradução e posfácio de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2013.
BARTHES, R. Crítica e verdade. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Perspectiva, 2013.
BARTHES, R. O grão da voz. Tradução de Mario Laranjeira. Revisão da tradução de Ligia Fonseca Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BARTHES, R. Sobre Racine. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. Revisão da tradução Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2008.
BARTHES, R. Michelet. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
BAUDELAIRE, Ch. As flores do mal. Trad. de Ivan Junqueira. RJ: Nova Fronteira, 1985.
BENJAMIN, W. Baudelaire e a modernidade. Edição e tradução de João Barrento. 1ͣ edição. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2017.
BUTLER, J. “O que é a crítica? Um ensaio sobre a virtude de Foucault”. Tradução de Gustavo Hessmann Dalaqua. Cadernos de Ética e Filosofia Política, n. 22, 2013.
CALVET, J.-L. Roland Barthes. Trad. Maria A. V. da Costa. São Paulo: Siciliano, 1993.
CANDIDO, A. O albatroz e o chinês. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004.
COMPAGNON, A. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Tradução de Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo. Horizonte: UFMG, 2012.
DERRIDA, J.; ROUDINESCO, E. De que amanhã: diálogo. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
DOUBROVSKI, S. Porquoi la nouvelle critique? Paris: Mercure de France, 1966.
HOLLIER, D. De la littérature française. Paris: Bordas, 1993.
ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Vol. I. Tradução de Johannes Kretschmer. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.
MESSAGER, M. Roland Barthes. Paris: Presses Universitaires de France, 2019.
MOTTA, L. T. Roland Barthes – uma biografia intelectual. São Paulo: Iluminuras/FAPESP, 2011.
PICARD, R. Nouvelle critique ou nouvelle imposture? Paris: Pauvert editor, 1965.
PICARD, R. La Carrière de Jean Racine. Paris: 1956.
PIQUER, D. V. História de la crítica literaria. Barcelona: Ariel, 2002.
PRADO COELHO, E. Os universos da crítica. Lisboa: Edições 70, 1982.
RACINE, J. Britânico. Tradução de Jenny Klabin Segall. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
ROBBE-GRILLET, A. Le miroir qui revient. Paris: Minuit, 1984.
SAINTE-BEUVE, C. A. Portraits contemporains. Paris: Calmann Lévy Éditeur, 1881.
SAMOYAULT, T. Roland Barthes. Paris: Seuil, 2015.
SOUZA, R. A. (Org.). Uma ideia moderna de literatura: textos seminais para os estudos literários (1688-1922). Chapecó (SC): Argos, 2011.
TODOROV, T. Devoirs et délices. Une vie de passeur, entretiens avec Catherine portevin. Paris: Seuil (Editions du Seuil), 2002.
WELLEK, R. História da crítica moderna. São Paulo: Herder / Edusp, 1967-1972.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Marlon Augusto Barbosa 2021
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).