Nênia: a musicalidade nos versos poéticos de Maria Firmina dos Reis
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i31p312-325Mots-clés :
Poesia, Música, Maria Firmina dos Reis, NêniaRésumé
A música estabelece contato direto com a memória e, para ter memória, diversos povos criaram música. Então, por mais que fosse submetida ao esquecimento, a música é sintoma. Com isso, estratos sonoros da literatura, como as imagens acústicas a partir de assonâncias, consonâncias, aliterações, variações métricas, tímbricas denotam o impacto deixado pela arte dos sons na arte das letras. A investigação aqui empreendida não é a comprovação de que Maria Firmina dos Reis era compositora, mas, que sua poesia Nênia pode guardar aspectos inerentes a sua musicalidade. Isso posto, no intuito de encontrar vestígios musicais na obra de Maria Firmina dos Reis, vasculha-se o poema que faz parte de seu livro Cantos à beira-mar, de 1871. Os teóricos utilizados para este percurso serão Antonio Candido (2006), Cavalcanti Proença (1955), Paulo Henrique Britto (2010) e Bruno Kiefer (1973).
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
AZEVEDO, Katia T. Costa. “Nênia: de forma primária e natural da expressão humana ao gênero poemático”. Revista de Estudos Helênicos da UERJ, nº 03, 2017. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/ojs/ojs/index.php/ellinikovlemma/issue/view/1608/showToc. Acesso em 20 de maio de 2021.
BRITTO, Paulo Henrique. “O conceito do contraponto métrico em versificação”. Poesia Sempre, Rio de Janeiro, n. 31, p. 71-83, 2009
CANDIDO, Antonio. O estudo analítico do poema. São Paulo: Humanitas, 2006.
CARVALHO, Jéssica Catharine Barbosa de. Literatura e atitudes políticas: olhares sobre o feminino e antiescravismo na obra de Maria Firmina dos Reis. Dissertação (Mestrado em Letras) – Centro de Ciências Humanas e Letras. Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2018.
DUARTE, Constância Lima. Imprensa feminina e feminista no Brasil- Século XIX. Dicionário ilustrado. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2017.
DUARTE, Eduardo de Assis. “Maria Firmina dos Reis e os primórdios da ficção afro-brasileira”. Posfácio. In: REIS, Maria Firmina dos Reis. Úrsula. Florianópolis: Editora Mulheres; Belo Horizonte: PUC-Minas, 2004, p. 265-281.
FREIRE, Vanda Lima B; PORTELA, Angela Celis Henriques. “Mulheres compositoras – da invisibilidade à projeção internacional”. In: NOGUEIRA, Isabel Porto; FONSECA, Susan Campos (org). Estudos de Gênero, Corpo e Música: Abordagens metodológicas. Goiânia/Porto Alegre: ANPPOM, 2013.
KIEFER, Bruno. Elementos da linguagem musical. Porto Alegre: Movimento, 1973.
LONGO, Mirella Márcia. Guerreiros sem canto. Revista Letras de Hoje, nº 41, 2006. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/653>. Acesso em 13 de junho de 2021.
MARQUES, Wilton José. O cânone romântico e o poeta sem livro. Rio grande do Sul: PUCRS, 2015. Disponível em: https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/Ebooks //Web/x-sihl/media/mesa-2.pdf. Acesso em 29 de junho de 2021.
MARTINS, Nilce Sant´anna. “Introdução à estilística”. São Paulo: EDUSP, 2005.
MORAES, Jomar. Antônio Rego, médioco e humanista, 1977 apud SOUZA, Antonia Pereira de. A prosa de ficção nos jornais do Maranhão Oitocentista. 2017. 329 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
MORAIS FILHO, José Nascimento. Maria Firmina dos Reis, fragmentos de uma vida. São Luís: Governo do Estado do Maranhão, 1975.
PROENÇA, M. Cavalcanti. Ritmo e poesia. São Paulo: Simões, 1955.
REIS, Maria Firmina. Cantos à beira-mar. São Luís: COCSN, 1976
RUY, Maria Lucilia. De verborum significatu: análise e tradução. vol. 1 Tese de doutorado apresentada ao Programa de pós-graduação em Letras Clássicas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2012. Https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8143/tde-13032013-121242/en.php.
SANTIAGO, Denise. O guarani: o romance de José de Alencar na ópera de Carlos Gomes. Dissertação de Mestrado – Universidade Estadual de Santa Cruz. Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagens e Representações. Ilhéus: Bahia, 2017. Disponível em: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201510107D.pdf. Acesso em 27 de fevereiro de 2021.
SILVA, João A.de Carvalho. Estrato fônico da poesia. Revista Sitientibus, nº 2, jul/dez, 1983. Disponível em: http://www2.uefs.br/sitientibus/edicoes/3.htm
SOUZA, Antonia Pereira de. A prosa de ficção nos jornais do Maranhão Oitocentista. 2017. 329 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Denise Lima Santiago 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).