(Auto)figurações de um crítico: Ricardo Piglia e a teoria crítica francesa
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i35p331-349Mots-clés :
Ricardo Piglia, Diário, Los Libros, CríticaRésumé
O presente trabalho procura investigar certa figuração de Ricardo Piglia como crítico literário em uma intersecção entre dois campos de sua escrita: tanto sua participação como editor no periódico Los Libros (1969-1976), quanto as entradas diarísticas de sua obra Los diarios de Emilio Renzi (2015-2017), com especial enfoque no primeiro volume, Años de formación. A produção crítica e teórica do autor nesses dois veículos aparece sob uma forte linha de influência que ressoa seu repertório de juventude: a teoria crítica francesa, que contamina a produção argentina dos anos 60 e 70. Tanto através de análises e resenhas publicados no periódico, quanto em entradas específicas do diário, é possível observar a figuração de um autor-crítico que percorre os períodos de formação de Piglia. Nessas produções, cuja influência literária abrange Roland Barthes e outros autores do “telquelismo”, nos interessa justamente localizar tal figuração e analisar como esta dialoga diretamente com as distintas heranças francesas de sua época, tanto no campo da teoria e crítica literária, quanto no das posições políticas que se transportam para dentro do texto.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ARFUCH, L. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro, RJ: Editora da UERJ, 2010.
BERGONZONI, G. “Autobiografias alheias: sobre Barthes e Piglia”. In: FELIPPE, E; PINTO, J. (org.). Só se perde o que realmente não se teve: leituras e diálogos com Ricardo Piglia. Rio de Janeiro: Estudos Americanos, 2019. p. 247-265.
GÁRATE, M. V. “Genealogias da escrita em Los diarios de Emilio Renzi: Años de formación”. Remate de Males, Campinas, SP, v. 39, n. 2, p. 586–609, dez. 2019. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8656246>. Acesso em: 29 fev. 2023.
KAMENSZAIN, T. “La novela del intelecto”. Confirmado, n. 463, 16 de noviembre 1978.
KOHAN, M. “Alter ego. Ricardo Piglia y Emilio Renzi: su diario personal”. Revista Landa, Santa Catarina, SC, v. 5, n. 2, p. 261-272, 2017. Disponível em: > https://revistalanda.ufsc.br/vol-5-n2-2017/>. Acesso em: 29 fev. 2023.
MOLLOY, S. “Una torpe estatuilla de barro”: figuración de Alejandra Pizarnik. Taller de Letras. [S. l.]: Pontificia Universidad Catolica de Chile, 2020. DOI 10.7764/tl5771-79. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7764/tl5771-79
PIGLIA, R. “A mis compañeros Beatriz Sarlo y Carlos Altamirano”. Los Libros, Buenos Aires, n. 40, março-abril, 1975.
PIGLIA, R. Anos de formação: Os diários de Emilio Renzi. São Paulo: Todavia, 2017.
PIGLIA, R. “Hacia la crítica” (Encuesta). Los Libros, Buenos Aires, n. 28, setembro, 1972.
PIGLIA, R. “Heller, la carcajada liberal”. Los Libros, Buenos Aires, n. 1, junho, 1969.
PIGLIA, R. Los diarios de Emilio Renzi: Años de formación. Barcelona: Editorial Anagrama, 2015.
PIGLIA, R. “Mao Tse-Tung. Práctica estética y lucha de clases”. Los Libros, Buenos Aires, n. 25, março, 1972.
PIGLIA, R. O laboratorio do escritor. Coautoria de Josely Vianna Baptista. São Paulo, SP: Iluminuras, 1994.
PIGLIA, R. Os anos felizes: Os diários de Emilio Renzi. São Paulo: Todavia, 2019.
PIGLIA, R. “Uma lectura de Cosas concretas”. Los Libros, n. 6, Buenos Aires, dezembro, 1969.
PREMAT, J. Héroes sin atributos: figuras de autor en la literatura argentina. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2009.
PREMAT, J. “Piglia/Renzi, postrero desliz”. Cuadernos LIRICO, Paris, hors-série, p. 1-14, fev. 2019. Disponível em: < https://journals.openedition.org/lirico/7907>. Acesso em: 29 fev. 2023.
WOLFF, J. Telquelismos latino-americanos: a teoria crítica francesa no entre-lugar dos trópicos. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens, 2016.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).