Uma leitura do amor a partir da crítica literária feminista: um exercício ético, estético e político
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i36p156-177Mots-clés :
Crítica literária feminista, Amor, Literatura brasileiraRésumé
O presente artigo busca evidenciar como o amor, por ser um dos temas mais recorrentes na literatura brasileira, já foi lido de diversos modos em nossa literatura. Uma das perspectivas que causou maior teor de mudanças foi a crítica literária feminista, que desvelou situações em que o que era nomeado como amor, em determinadas narrativas, poderia ser lido como a diminuição de uma personagem em detrimento do crescimento de outra no interior daquele universo ficcional. Essa mudança de perspectiva que ocorre em relação ao amor afeta e é afetada pelos movimentos feministas de diversas vertentes, assim como o é pelas três pontas que formam o sistema literário: quem escreve, quem lê e quem elabora as análises críticas. Assim, nessa relação de retroalimentação entre escritoras, leitoras e crítica, vemos que o amor pode, inclusive, ser ressignificado em projetos literários que estejam de algum modo relacionados com a representação de uma sociedade mais diversa e plural, rompendo com ideias que restringiam a presença feminina na literatura ao sentimentalismo simplificado ou mesmo ao amor como único interesse da vida das personagens.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
AZEVEDO, Luiz Maurício. As rugas do fantasma. In: Amora. 2.a ed. Porto Alegre: Dublinense, 2022. p. 244–45.
BLAY, Eva Alterman. Como as mulheres se construíram como agentes políticas e democráticas: o caso brasileiro. In: 50 Anos de Feminismo: Argentina, Brasil e Chile. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017. p. 65–97.
BRITTO, Milena. Amora: um livro para falar de amor. In: Amora. 2.a ed. Porto Alegre: Dublinense, 2022. p. 246–253. DOI: 9786555530773.
CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos. Belo Horizonte: Editora Itatiaia Ltds, 2000.
CANDIDO, Antonio. Estímulos da criação literária. In: Literatura e Sociedade2. 12.a ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011. p. 51–80.
CARVALHO, Lucia Helena de O. V. A ponta farpada ou o lugar da mulher no discurso da tradição. In: A mulher na Literatura v.II. Belo Horizonte: Imprensa da Universidade Federal de MInas Gerais, 1990. p. 35–45.
DALCASTAGNÈ, Regina. A personagem do romance brasileiro contemporâneo: 1990-2004. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, [S. l.], v. 2005, n. 26, p. 13–71, 2005.
DUARTE, Constância Lima. Literatura Feminina e Crítica Literária. In: GAZOLLA, Ana Lúcia Almeida (org. .. (org.). A mulher na Literatura v.I. Belo Horizonte: Imprensa da Universidade Federal de MInas Gerais, 1990. a. p. 224p.
DUARTE, Eduardo de Assis. Mulher e preconceito(s) no Romance Brasileiro. In: A mulher na Literatura v.I. Belo Horizonte: Imprensa da Universidade Federal de MInas Gerais, 1990. b. p. 193–200.
ESPINOSA. Ética. 2.a reimpr ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2021.
FUNCK, Susana Bornéo. A desmi(s)tificação do mito na poesia feminista contemporânea nos Estados Unidos. In: A mulher na Literatura v.I. Belo Horizonte: Imprensa da Universidade Federal de MInas Gerais, 1990. p. 13–19.
HELENA, Lucia. Perfis de mulher na ficção brasileira dos anos 80. In: A mulher na Literatura v.I. Belo Horizonte: Imprensa da Universidade Federal de MInas Gerais, 1990. p. 86–96.
HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. 1.a ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.
HOOKS, Bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Elefante, 2020.
LEITE, Dante Moreira. O amor romântico e outros temas. 2.a edição ed. São Paulo:
Editora da Universidade de São Paulo, 1979.
LORDE, Audre. Irmã Outsider: ensaios e conferências. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
NASCIMENTO, Beatriz. A mulher negra e o amor. In: Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019. p. 265–268.
POLESSO, Natalia Borges. Amora. Porto ALegre: Não Editora, 2016.
POLESSO, Natalia Borges. Aos Amores e às amoras. In: Amora. 2.a ed. [s.l.] : Dublinense, 2022. p. 11–33.
POLESSO, Natalia Borges. Geografias lésbicas: literatura e gênero. Criação & Crítica, [S. l.], v. 20, n. 2014, p. 3–19, 2018.
POLESSO, Natalia Borges. On lesbian literature and the occupation of spaces. Estudos de Literatura Brasileira Contemporanea, [S. l.], v. e611, n. 61, p. 1–10, 2020. DOI: 10.1590/2316-4018611.
RICH, Adrienne. Heterossexualidade Compulsória e Existência Lésbica & outros ensaios. Rio de Janeiro: A Bolha, 2019.
SANTOS, E. Q. Crimes Passionais ou Feminicídio? Conceitos e a Relação entre os Relacionamentos Tóxicos e o Ciúme Patológico. Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 272–292, 2019. DOI: 10.17063/bjfs8(4)y2019272.
TIMERMAN, Natalia. Um copo vazio. São Paulo: Todavia, 2021.
VIZIBELI, Danilo. Contrastes entre a crítica literária especializada e amadora: os booktubers e os discursos sobre o livro e a leitura / Contrasts between the specialized and unprofessional literature critics: the booktubers and the discourses about the book and the reading. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–12, 2016. DOI: 10.17851/1983-3652.9.2.1-12.
WOOLF, Virginia. Um Teto todo Seu - Virginia Woolf. São Paulo: Tordesilhas, 2014.
WOOLF, Virginia. Mulheres e Ficção. 1.a ed. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2019.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).